São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

desprezo

Torcida dá as costas para o Brasileiro

Público das duas jornadas iniciais despenca 22% em relação ao ano passado e é o menor das últimas cinco temporadas

No último final de semana, pela primeira vez em mais de cem rodadas, bilheteria não ultrapassou a marca de 100 mil ingressos vendidos

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Não são só os clubes que ainda disputam a Taça Libertadores e a Copa do Brasil que colocaram o principal campeonato do país em segundo plano.
Os torcedores também desprezam o Brasileiro-2010.
Desde 2006, quando reduziu o número de participantes para 20 clubes, a competição nunca teve um público tão pequeno depois das duas rodadas iniciais como acontece agora.
Foram 210 mil torcedores nas 20 partidas disputadas até o momento, ou quase 60 mil a menos do que na temporada passada -um tombo de 22%.
Pior ainda aconteceu na segunda rodada, quando as dez partidas não alcançaram a marca dos 100 mil ingressos pagos (ficaram na casa dos 98 mil), o que não acontecia desde 2007.
Foram 101 jornadas com público pagante sempre superior aos 100 mil, sendo que muitas vezes, especialmente no ano passado, frequentemente a marca das 200 mil entradas vendidas foi superada.
Na rodada disputada nos últimos sábado e domingo, os destaques negativos ficaram para Prudente x Atlético-MG e Goiás x Inter, que juntos levaram pouco mais de 6.000 pagantes às arquibancadas. Mas os grandes também decepcionaram, e nenhuma partida ultrapassou os 18 mil pagantes.
O fracasso de público na arrancada deste Brasileiro acontece com o caótico calendário do país na temporada.
São oito clubes do país ainda envolvidos na Copa do Brasil e na Libertadores, todos eles da primeira divisão nacional e repetindo escalações mistas no Brasileiro. Existe ainda a concorrência da Copa do Mundo da África, que paralisará o Nacional por mais de um mês.
Para piorar, clubes campeões de bilheteria, como Corinthians e Flamengo, vivem fase ruim -os dois não conseguiram superar a marca dos 12 mil pagantes nos confrontos que fizeram como mandantes.
O retrocesso na bilheteria no início do torneio em 2010 não combina com o forte crescimento na venda de ingressos do Brasileiro nos últimos anos.
Em 2007, 233.974 torcedores pagaram ingressos nas duas primeiras rodadas, contra os 268.370 do ano passado. Ao final do torneio também houve acréscimo de público.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Sem desculpa: Ingresso não sobe em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.