São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirigente diz dar prioridade a equipes de base

DA REPORTAGEM LOCAL

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) considera "prematura" qualquer avaliação do "Projeto Atenas-2004", idealizado em junho do ano passado para tentar recuperar o prestígio internacional da seleção brasileira.
Para tentar provar que os resultados evoluem, a entidade usa dados do torneio amistoso "Global Games", promovido pelo Dallas Mavericks (equipe da NBA), no Estado norte-americano do Texas.
O campeonato, vencido pela seleção brasileira sub-21 no último dia 7, reuniu as seleções lituana, croata, iugoslava e mexicana, além de um time regional norte-americano.
"Estamos conseguindo ampliar o número de jogadores selecionáveis e isso já é algo importante para as próximas competições", disse o técnico do time, Ênio Vecchi.
A seleção volta às quadras a partir de amanhã pela Copa América, que será disputada em Ribeirão Preto (SP).
Os dirigentes argumentam ainda que a equipe adulta convocada para disputar três amistosos contra o Canadá tem média de idade de 24 anos e oito jogadores com mais de dois metros de estatura -o que já seria um indício de avanço na renovação brasileira.
Outro argumento da CBB é o fato de a entidade ter reativado os campeonatos brasileiros regionais e os torneios colegiais, que serviriam de "vitrine" para a descoberta de novos talentos.
"Acompanhamos o trabalho que inicialmente é feito nos Estados, dentro dos clubes. Nas seleções de base, a CBB quer garantir uma preparação ideal, dando suporte às equipes nas competições oficiais", disse o presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego.
O dirigente não revelou os gastos com as categorias de base. O orçamento anual da CBB é de R$ 10 milhões e, segundo Grego, há equilíbrio entre receita e despesas.
De acordo com o dirigente, 85% dos recursos orçamentários são empregados para financiar torneios e eventos.
"A CBB direciona os recursos necessários para atingir esses objetivos (fortalecer as categorias de base)", afirmou Grego. (ALF E FZB)

Texto Anterior: Promessas buscam espaço na Europa
Próximo Texto: Panorâmica: Dario Franchitti fará teste na Jaguar e deve correr na equipe de F-1 em 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.