São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

É a experiência

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

O título de Goran Ivanisevic, a boa fase de Andre Agassi, um ou outro exemplo de boa forma física e mental já quase aos 30 anos fizeram crescer nesta temporada o cacife dos tenistas chamados "veteranos".
Há 12 meses, por exemplo, falava-se muito em Gustavo Kuerten, em Magnus Norman, em Marat Safin, expoentes da nova geração, aqueles que a própria ATP vendia como suas maiores estrelas.
Hoje, procura-se entender como estrelas outrora chamadas decadentes brilham, mostram um jogo fantástico e deixam no chão, literalmente, jovens revelações.
Mesmo sendo Gustavo Kuerten o brasileiro que mais acumula experiências de finais de torneios e jogos decisivos, fui atrás de Fernando Meligeni, tenista que, apesar de ostentar menos títulos, mostra uma maturidade acima de qualquer suspeita, uma lista de jogos também históricos e uma inteligência capaz de explicar fora de quadra o que significa essa tal "experiência" dentro dela.
De acordo com Fininho, o "experiente" já acumula na carreira diferentes situações durante a disputa de um jogo.
"Tudo o que é a primeira vez requer mais esforço", conta Meligeni, na teoria.
Na prática, revela Fininho, o "experiente" tem um arsenal maior de "manhas".
"Saber usar o intervalo entre os pontos é uma coisa que com o tempo se aprende a usar. Uma olhada na cara do adversário na hora certa mostra que você está lá", exemplifica.
Atualmente já quase totalmente satisfeito com o que fez (para citar alguns de seus momentos memoráveis dentro de quadra, contra Andre Agassi, em Roland Garros-2001, Patrick Rafter e Alex Corretja, ambos em Roland Garros-1999, Thomas Muster, em Roland Garros-1998 e Mats Wilander, em Pinehurst-1996), Meligeni admite que jogar contra outro tenista veterano, assim por dizer, é mais divertido. "São jogos contra tenistas de alto calibre."
Em suas andanças pelo mundo, o que Meligeni mais repara nos novatos é a fraqueza no lado mental. Vê o jovem tenista nervoso, não acreditando em seu potencial. Fora das quadras, vê também muita gente não entender que o esporte tem seu tempo e que não se pode desperdiçá-lo.
A sorte de todo novato, talentoso ou não, tenista ou não, é que amanhã ele será mais experiente do que hoje.
Uma série de torneios pelo país tem, além da experiência, distribuído preciosos pontos aos jovens tenistas brasileiros.
Eventos em Curitiba, em Campos do Jordão, em Campinas, desinteressantes para alguns leitores acostumados a Andre Agassi, Pete Sampras, Gustavo Kuerten e outras estrelas consagradas, jogaram para cima muita gente boa.
Alexandre Simoni, entre os cem primeiros no ranking, conseguiu vaga direta em dois ATP Tours (apesar de já ter sido eliminado do primeiro na estréia).
Flávio Saretta, aos poucos, avança: já é o 158º.
Ricardo Mello e Daniel Melo batem perto do número 200.
Julio Silva sobe para o grupo dos 300, Marcos Daniel fica perto também dos 300, e Thiago Alves beira os 400.
Que dessa turma de jovens tenhamos alguns tão experientes e vividos como Meligeni.
Eu ainda acredito.

Experiência
Steffi Graf e Andre Agassi anunciaram que esperam um bebê para dezembro. Poucos conhecem o carinho de Agassi com crianças. Ergueu, à medida que ganhava dinheiro, uma fundação em Las Vegas, sua cidade natal, para ajudá-las. Em setembro, reúne amigos como Elton John e outros famosos para um show beneficente.

Inexperiência
Marcelo Ríos já é pai. Quem via o casamento com Giuliana como uma chacoalhada na carreira decadente, levou um banho de água fria. Afinal, não faz nem sete meses que ele casou. Ríos, o temperamental, não casou porque entraria na linha. Casou porque saiu.

Programe-se
Esta semana, rola um bom torneio, feminino, challenger, em Campos do Jordão. Semana que vem, é masculino, também challenger, também no Campos do Jordão Tênis Clube, também gratuito.

E-mail reandaku@uol.com.br



Texto Anterior: Tenista volta ao 2º lugar da Corrida
Próximo Texto: Ginástica: Primeiro dez do esporte completa 25 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.