São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR QUE NADIA É 10

A MAIS JOVEM
Em 1972, com apenas 11 anos, quatro anos após iniciar na ginástica, a pequena Nadia Comaneci se tornaria a mais jovem campeã nacional da Romênia.

A MAIS SURPREENDENTE
Descoberta pelo treinador romeno Bela Karoly, Nadia Comaneci foi, depois da tcheca Vera Caslavska, a primeira atleta a bater as ginastas soviéticas nos exercícios combinados (competição individual).

A MAIS INESPERADA
A performance e a avaliação de Nadia Comaneci pegou tão de surpresa os organizadores dos Jogos de Montreal-76 que a atleta teve de esperar alguns segundos a mais para receber sua avaliação, já que os painéis eletrônicos não tinham até então caracteres para registrar a nota dez.

A ÚNICA
Além de ser a primeira ginasta a conquistar a nota dez na história da ginástica, Nadia Comaneci foi atleta que mais vezes obteve o conceito máximo e foi a única a fechar um aparelho com avaliação perfeita: 20 pontos (duas notas dez), nas barras assimétricas.

A PRIMEIRA
Nadia Comaneci foi a primeira romena a conquistar medalha de ouro na ginástica, inaugurando a escola romena no pódio do esporte. Depois do legado de Na dia, a partir de 1984, a Romênia nunca ficou sem pelo menos um ouro no esporte. Em cinco Olimpíadas, foram 14 ouros.

A VENCEDORA
Nadia Comaneci é hoje a ginasta romena com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos: cinco. Ao todo, em duas edições consecutivas, Montreal-76 e Moscou-80, ela conquistou nove medalhas, além dos cinco ouros, três de prata e uma de bronze.



Texto Anterior: Façanha surpreendeu Comaneci
Próximo Texto: Futebol - Tostão: A magia da nova camisa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.