São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Segredo
A amigos gaúchos, Luiz Felipe Scolari disse, antes do embarque para o Chile, onde descansa, que irá permanecer no comando da seleção brasileira.

Em aberto
Mas um deputado muito ligado a Ricardo Teixeira afirmou que nada está definido sobre a permanência do técnico.

Coincidência?
Depois do Chile, Scolari irá para a Europa, mesmo destino de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. O dirigente embarca para a Suíça nos próximos dias.

Adiantado
Assessores da CBF disseram que Teixeira tem compromissos da Fifa na Europa. Só que a próxima reunião do Comitê Executivo da entidade está marcada apenas para meados de agosto.

Degrau acima
Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da seleção brasileira na Copa do Mundo, está cotado na Gávea para assumir o cargo de gerente de futebol do Flamengo, clube no qual já ocupou o posto de supervisor.

Esperando Teixeira
O futuro de Paiva, no entanto, só deverá ser definido quando Teixeira voltar à CBF, o que está previsto para acontecer no início de agosto. O assessor, antes reticente, já admite permanecer no cargo, principalmente se for para trabalhar com Scolari.

Caminhão
A CBF vai deixar o centro do Rio de Janeiro no início de agosto. A entidade passará a funcionar em um prédio na Barra da Tijuca. Bem longe dos torcedores e de possíveis protestos. Ainda não se sabe o que será feito do antigo prédio, um dos poucos patrimônios da entidade.

E vai rolar a festa...
A cantora Ivete Sangalo e o goleiro Marcos não se desgrudam. Após ter passado o vôo entre Brasília e Rio sentado lado a lado com a morena, na festa do penta, o jogador subiu no trio elétrico da baiana em Teresina (PI), onde o Palmeiras disputa a Copa dos Copa dos Campeões.

No papel
Demorou, mas a CBF decidiu dar os troco e afirmou que deverá pagar os salários dos atletas que serviram a seleção brasileira, Mas fará o ressarcimento com base apenas nos valores registrados nos contratos em poder da entidade, desprezando aquilo que os clubes chamam de "direito de imagem".

Pegadinha
Se isso acontecer, será a prova cabal de que os clubes pagam "por fora" aos jogadores, o que acenderia o alerta vermelho dos órgãos fiscalizadores do governo. Conforme revelado pela Folha, Corinthians, São Paulo e Atlético-MG querem receber da CBF com base na Lei Pelé.

Na rede
Em comunicado oficial, a CBF disse que "não reconhece o direito de imagem como parte dos salários dos atletas" e que seu departamento jurídico está analisando o caso. Os clubes também cobram a entidade pela premiação da Copa do Brasil.

Pernas pro ar
O atacante Ronaldo está no Caribe com a mulher, Milene, e o filho, Ronald. Ele deve retornar ao Brasil antes de embarcar para a Itália, onde defende a Inter de Milão. O nome do país que abriga o descanso do craque e sua família é mantido em sigilo pelos assessores.

Chapéu
Empresários paulistanos chegaram a procurar a diretoria do São Paulo e ofereceram ajuda financeira para que o clube pudesse contratar Ricardinho. O negócio, no entanto, fez água antes que os dirigentes pudessem responder.

Pagamento na urna
Clubes de todo o país já estão acionando suas bases em Brasília na tentativa de alterar alguns pontos da chamada "MP da Moralização". Sem dinheiro para ajudar nas campanhas, os dirigentes prometem empenho na caça de votos junto aos seus muitos torcedores.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Antonio Roque Citadini, vice-presidente de futebol do Corinthians, sobre a Copa dos Campeões:
- Futebol não vive de eventos, não é como o vôlei de praia, que pode ter um campeão por semana. Essa Copa dos Campeões é um torneio que precisa ser revisto.

CONTRA-ATAQUE

Quero mais

O vôo de volta da seleção brasileira após a conquista do pentacampeonato mundial terminou com um bolo oferecido pela Varig, companhia aérea que transportou toda a delegação.
Pouco antes de o avião pousar em Brasília, onde a equipe nacional foi recebida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, os comissários de bordo adentraram a classe executiva com o bolo nas mãos.
Pouco antes, porém, uma espécie de painel comemorativo ao pentacampeonato havia sido "inaugurado" na aeronave.
O corte do bolo coube a Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Na ausência do atacante Ronaldo, único jogador que não participou da festa improvisada, Teixeira serviu o primeiro pedaço a Luiz Felipe Scolari. O técnico da seleção ficou todo feliz.
Só quando o primeiro pedaço já estava cortado, Teixeira se deu conta de que não havia guardanapo nem pratinho à disposição. E acabou servindo o bolo sobre a mão de Scolari.
O técnico, que fez regime durante a Copa-2002, passou o fim da viagem a lamber os dedos.



Próximo Texto: Rio e SP confrontam o Brasileiro da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.