São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Tensão é gerada pelas alterações nos hormônios

DA REPORTAGEM LOCAL

Irritabilidade, depressão, dor de cabeça, cólicas, agressividade. Estes são apenas os mais comuns sintomas da tensão pré-menstrual. Pelo menos outros 150 já são conhecidos.
A TPM se manifesta no período que antecede a menstruação, quando acontecem alterações hormonais. A síndrome é geralmente desencadeada por fatores hereditários ou por situações de estresse.
Segundo estudos recentes, nas três primeiras semanas do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio (homônimo produzido nos ovários) aumentam, assim como as endorfinas fisiológicas (substâncias de efeito analgésico que são produzidas pelo sistema nervoso central).
Além de ajudar na sensação de bem-estar, as endorfinas também aumentam a impressão de cansaço, um dos principais sintomas da TPM, assim como a retenção de líquidos.
Na quarta semana do ciclo, quando os estrógenos e a progesterona diminuem, também cai a produção das endorfinas. E é justamente nesse período que surgem as reações.
Outro fator que pode desencadear a TPM é a alimentação. Chocolate, cafeína, sucos de frutas e álcool são alguns dos alimentos que podem influir.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Equipe adota terapia e protetor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.