São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com data de entrega postergada, Maracanã é caso de 'luz amarela'

DO ENVIADO A ZURIQUE

A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) estão preocupados com o andamento das obras do Maracanã.
O estádio só foi incluído na tabela da Copa das Confederações por ser um ícone e o palco da final do Mundial de 2014, como confirmado em reunião ontem na Suíça.
Há um mês, o governador do Rio, Sérgio Cabral, postergou para fevereiro de 2013 a entrega do estádio, antes prevista para o final de 2012.
Funcionários do COL já previam o adiamento porque não viam tempo hábil para a finalização da obra no prazo anterior após semanas de greve dos operários.
Na Fifa, o Maracanã é classificado como em "luz amarela", por representar preocupação. Existe o temor de que a arena possa ser entregue ainda depois da data-limite estipulada. Abril de 2013 é o prazo máximo imposto pela entidade para que um estádio esteja apto para abrigar a Copa das Confederações.
Mais preocupantes, no entanto, são os casos de Porto Alegre e Curitiba. Embora precisem de menos tempo para obras, essas sedes ainda não fecharam todas as suas fontes de financiamento, o que deixa custos em aberto.
De todas as construções, as que têm os andamentos mais elogiados são as de Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.
Ao contrário do previsto pelo governo federal, não haverá nove estádios entregues no final de 2012. Hoje, espera-se que sete fiquem prontos. Itaquerão e Natal só serão concluídos após a Copa das Confederações. Maracanã, Manaus e Beira-Rio também têm previsões de conclusão durante o ano de 2013.
Se a Arena da Baixada atrasar de fato, só metade dos estádios se situarão no prazo inicial estabelecido pela Fifa.
Em compensação, não há mais um plano B para excluir arenas do Mundial-2014. (RM)



Texto Anterior: PF abre inquérito sobre Teixeira
Próximo Texto: Políticos de SP, DF e MG assistirão a anúncio na Suíça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.