UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eventos femininos mostram outra perspectiva

DA REPORTAGEM LOCAL

Se no futebol masculino os países latinos são os reis, na disputa feminina são as vítimas. Até hoje, nenhum dos cinco Mundiais para mulheres organizados pela Fifa teve um país latino campeão.
O Mundial feminino teve quatro edições. Os EUA têm dois títulos, e a Alemanha e a Noruega possuem um troféu cada um.
O único Mundial feminino sub-19 já realizado foi vencido também pelas norte-americanas.
Uma explicação para esses resultados seria o preconceito que há em alguns países latinos com o futebol feminino. Brasil e Argentina, potências do futebol masculino, só começaram a se interessar um pouco pela modalidade no final do século passado, mas ainda não têm campeonatos regulares.
O máximo que o Brasil conseguiu em um Mundial feminino foi o bronze em 1999, nos EUA. Assim como o ouro olímpico, falta ao Brasil o Mundial feminino.
O país venceu três dos quatro Mundiais de futsal que já foram disputados. A Fifa assumiu a modalidade, um braço do futebol, em 1989 e sempre viu um país latino ser campeão -em 2000, a taça ficou com a Espanha. (RBU)


Texto Anterior: Futebol: Ano escancara o domínio dos latinos em Mundiais
Próximo Texto: Brasil sub-20 tenta título amanhã para coroar ano de seu treinador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.