UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Qual é seu time? (versão mundial)

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Responda à seguinte pergunta. Quem tem mais torcida no Brasil: o Gama, de Brasília, ou o Real Madrid, da Espanha?
Se você respondeu empate, você tecnicamente acertou. Explico:
Aproveitando ainda a onda de listas e pesquisas, tão comum no início e no fim de cada ano, a coluna decidiu ouvir os torcedores de times estrangeiros, ignorados em praticamente todas as pesquisas de torcidas já feitas neste país.
Em dezembro, o Datafolha realizou sua última pesquisa sobre torcidas. O instituto ouviu 14.559 torcedores brasileiros de 365 municípios na ""carona" das pesquisas eleitorais. O topo da tabela é amplamente conhecido (Flamengo e Corinthians são disparados os mais populares), mas o pé da lista é, como de praxe, ignorado.
Entre os ""Outros", times que figuram como os ""candidatos nanicos" nas eleições, foram citadas equipes estrangeiras. O Milan, o Real Madrid e a seleção argentina foram lembrados. Tiveram um voto, assim como o Chapecoense (SC), o CRB (AL), o Galícia (BA), o Guarany de Sobral (CE), o Ferroviário (CE), o Fluminense de Feira de Santana (BA), o Gama (DF), o Marcílio Dias (SC), o Queimados (RJ) e o Tupi (MG).
No universo que compreende a população brasileira, dá para dizer pela pesquisa do Datafolha que cerca de 12 mil habitantes deste país torcem pelo rubro-negro de Milão, pelo todo-poderoso Real e pela grande rival do Brasil.
No segundo semestre de 2002, uma outra pesquisa (Placar/Datafolha) já havia ""destacado" os nomes de Milan e Real Madrid entre os ""Outros". Na revista, que periodicamente divulga pesquisas de torcidas, a seleção da Holanda também consta como opção de pelo menos um torcedor. Seriam mais alguns milhares de fãs de um ""time de fora" (não fui consultado, mas sou também torcedor da ""Laranja Mecânica").
A coluna pesquisou ainda algumas outras consultas sobre torcidas no Brasil, mas nenhuma dessas citou times estrangeiros. Não que esses não tenham sido votados, mas é que geralmente não são considerados ""válidos" os votos para equipes do exterior.
Com a ajuda da equipe do Datafolha (mais especialmente do amigo Fábio Tura), deu para decifrar a seção ""Outros". Assim como é difícil mensurar com exatidão o número de torcedores do Real, por exemplo, no Brasil devido ao pequeno número de votos, é possível supor que mais que 12 mil pessoas aqui torçam pelo time de Madri. Digo isso porque estrangeiros não foram ouvidos (a pesquisa era para a eleição brasileira). Nem menores de 16 anos (um considerável número de garotos da geração TV a cabo e Fifa 2003 deve curtir um time gringo).
O Datafolha faz pesquisas nacionais, mas é sabido que temos algumas colônias bem concentradas (a maioria dos torcedores da Holanda, por exemplo, devem morar na cidade de Holambra).
Certamente você deve conhecer aqui um torcedor (entenda time do coração mesmo, não segunda opção) do Real ou da Juventus ou do Manchester ou do Bayern ou do Milan ou do River Plate ou do Barcelona (times estrangeiros que possuem, segundo pesquisas, mais de 10 milhões de torcedores).
Como é certo que vários times do exterior têm torcedores aqui e como o Datafolha só captou quatro clubes/seleções, farei uma pesquisa (respostas, espontâneas, para o e-mail da coluna). Qual é a sua equipe estrangeira preferida?

Times estrangeiros

A última pesquisa do Datafolha detectou torcedor do Real Madrid em Matelândia (Paraná), torcedor do Milan no Rio de Janeiro e torcedor da Argentina em Massapê (Ceará). Se você quiser responder à pesquisa lançada nesta coluna sobre as torcidas para times estrangeiros (nos anos 80, com o Campeonato Italiano virando uma ""coqueluche" no país, surgiram até torcidas organizadas de Milan e Napoli no Brasil), seria legal escrever qual é a sua cidade, a sua idade e, principalmente, se o time estrangeiro mencionado é de fato o seu clube de coração ou se é só a sua segunda opção.

Seleção brasileira

Na coluna passada, destaquei que Carlos Alberto Parreira e Zagallo alcançarão em 2006 o lendário massagista Mário Américo em número de Copas (sete). Mencionei o simpático Nocaute Jack, sucessor de Mário Américo, mas não ficou claro (a troca feita no texto acabou não indo para o papel) que ele também foi a sete Copas.

E-mail rbueno@folhasp.com.br

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Futebol: Sonhos de um garoto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.