São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Gigantes brasileiras

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Você sabia que há 23 jogadoras disputando a Superliga com altura superior ou igual a 1,87 m? Os dados são do novo técnico da seleção feminina, Marco Aurélio Motta. Em busca de atletas mais altas para a equipe nacional, ele tem procurado assistir ao maior número possível de jogos dessas gigantes brasileiras.
De olho no futuro, Marco Aurélio já mostra novas idéias: além de comandar a seleção, ele quer formar um grupo com 12 atletas mais jovens, na faixa dos 20 anos, e com potencial físico.
O objetivo não é fazer uma seleção "B", mas iniciar os treinamentos com essas novas atletas e passar a acompanhá-las mais de perto. Aos poucos, elas podem reforçar a seleção. A estatura não é uma obsessão para o técnico, mas os dados indicam que esse é um fator cada vez mais fundamental no vôlei.
Segundo o próprio Marco Aurélio, a cada quatro anos a média de altura entre as seleções internacionais aumenta dois centímetros. Mas o técnico também sabe: pelo menos nos próximos anos, o Brasil não terá uma seleção tão forte fisicamente como Cuba e Rússia, mas seu objetivo é reduzir as diferenças.
Na Superliga, a semana promete: quinta, Suzano vai ferver com o duelo entre a equipe da casa e o supertime do Telemig/ Minas, que tem 20 vitórias e é o único invicto do torneio.
O Minas, do técnico Cebola, tem uma campanha perfeita e pelo menos três fatores que estão garantindo o sucesso: Maurício, melhor levantador da Superliga; Ezinho, dono da melhor recepção do torneio; e o ataque mais eficiente da competição liderado pelo canhoto André, a revelação da temporada.
Mas o Suzano, do técnico Ricardo Navajas, vem crescendo no torneio. Está há sete jogos sem perder e ocupa o terceiro lugar na tabela. Além disso, conta com um grande levantador, o canhoto Ricardinho, e dois atacantes da pesada, Dante e Marcelo Negrão.
Na rodada do fim-de-semana, o destaque foi o atacante Ricardo Roim e seu saque devastador. O seu time, a Unisul, estava perdendo para o Vasco/Três Corações por 14 a 11 no quinto set. Roim foi para o saque e, acredite se quiser, deixou tudo igual. A Unisul virou o set e venceu um jogo que parecia perdido.
No feminino, o Vasco, da técnica Isabel, tem superado com valentia os problemas de quase quatro meses de atrasos de salários. O time, que conta com a levantadora Fernanda Venturini cada dia mais inspirada, é o líder com duas derrotas em 16 partidas. Mais: há nove jogos não sabe o que é perder.
Fora do Brasil, a novidade é a possível volta de Julio Velasco às quadras. Ele tem convite para dirigir a seleção da Espanha, do atacante Rafael Pascual.
Para os esquecidos, Velasco foi o responsável pela construção do império italiano. Foi bicampeão mundial, pentacampeão da Liga e medalha de prata olímpica com a seleção masculina da Itália. Há quatro anos, o técnico se transferiu para o futebol. Trabalha na Inter de Milão.
O desafio será obter a curto prazo bons resultados com a Espanha, décima colocada em Sydney. Lembre-se de que Velasco assumiu a Itália no final dos anos 80, quando o país não tinha tradição de títulos. Porém ele tinha uma geração bem mais talentosa do que a da Espanha.

Italiano
O Napoli, da brasileira naturalizada italiana Ana Paula De Tassis, foi a surpresa da 15ª rodada do Campeonato Italiano. O time, décimo colocado na classificação, venceu o líder Bergamo por 3 sets a 1. Em 15 jogos, foi a segunda derrota do Bergamo e a quarta vitória do Napoli. Já o Spezzano, desfalcado da atacante Hilma, perdeu por 3 sets a 0 do Reggio Emilia, lanterna do campeonato, e caiu para a penúltima posição. A equipe do Modena, de Ana Flávia, está em terceiro lugar na tabela.

Peneira
Atenção, garotada: de 5 a 7 de março, o Banespa fará a sua tradicional peneira para escolher novos atletas para seus times masculinos. Os requisitos: meninos nascidos entre 1983 e 1985. O objetivo é selecionar de 10 a 15 jogadores para as equipes infanto-juvenil e juvenil. Os testes ocorrerão a partir das 8h no ginásio do Banespa (avenida Santo Amaro, 5.355), em São Paulo.

E-mail cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Automobilismo: Acidente mata herói americano
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: O Azulão está vivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.