São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real absorve o favoritismo de líderes

No mata-mata da Copa dos Campeões, clube espanhol é caso raro de primeiro no Nacional e mais cotado no duelo continental

Nas oitavas-de-final do nobre interclubes europeu, fase que começa hoje, times que não estão na ponta em seu países chegam com peso

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, há um chavão repetido por técnicos, de que é muito difícil disputar com sucesso duas competições simultâneas. Na Europa, quem dá os sinais mais claros de que pode avançar na Copa dos Campeões e ainda ganhar o seu campeonato nacional é o Real Madrid.
Pegando os duelos das oitavas-de-final do mais nobre interclubes europeu, que hoje volta com quatro jogos, percebe-se que o favoritismo muitas vezes é de clubes que não estão na ponta de seus países.
Há casos, claro, em que pesa a força das ligas. O Lyon lidera, como está acostumado, o Campeonato Francês. E encara o poderoso Manchester United de Cristiano Ronaldo, Rooney e Tevez, hoje o segundo colocado na liga inglesa e um dos grandes favoritos ao título continental.
Mas o mesmo se inverte no confronto Arsenal x Milan. O time londrino, que perdeu de 4 a 0 no sábado do Manchester United, está na frente na Inglaterra e duelará com o apenas quinto time na tabela do Italiano. Porém o Milan de Kaká é o atual campeão europeu e mundial. Ganhou sete vezes a taça que o Arsenal nunca venceu.
O Real Madrid apresenta ligeira queda no Espanhol, torneio que lidera hoje com cinco pontos de folga para o Barcelona. Uma das explicações seria a contusão recente de Robinho, brasileiro que tem se destacado na equipe de Bernd Schuster.
A Roma, segunda colocada ainda na Itália, perdeu no fim de semana por 1 a 0 da Juventus. O clube também não possui o título da Copa dos Campeões, algo que é até corriqueiro para o Real Madrid (nove troféus).
O duelo mais imprevisível deve ser o que reúne a líder invicta do Italiano, a Inter de Milão, contra o Liverpool, que é só o quinto colocado do Inglês e que foi humilhado em casa no sábado sendo eliminado da Copa da Inglaterra pelo pequeno Barnsley, da segunda divisão.
O time italiano, no entanto, não conquista a Copa dos Campeões desde seu auge, nos anos 60. O Liverpool, na fila na Inglaterra desde 1990, foi à final da Champions League duas vezes nos últimos três anos -ganhou do Milan em 2005 e levou o troco no ano passado.
Fenernahce, Olympiacos (lidera o Grego com um jogo a mais que o Panathinaikos) e Porto não pintam como barbadas contra Sevilla, Chelsea, Schalke -na verdade, o duelo entre o time grego e o terceiro do Inglês é uma das maiores barbadas desse mata-mata, mas com o clube de Roman Abramovich como favorito.
O único jogo das oitavas que não tem líderes de campeonato nacional é o que opõe Celtic e Barcelona. O time escocês, uma das surpresas na atual fase da Copa dos Campeões, tentará de novo dobrar um rival mais cotado. O Barcelona, com Ronaldinho em condições físicas para atuar (e com Messi como maior estrela hoje), entra em busca do prestígio de outrora.
Os jogos de volta acontecerão na primeira semana de março. A final será no dia 21 de maio em Moscou. O vencedor, que até lá já terá conquistado ou não seu Nacional, ganha vaga no Mundial em dezembro.


NA TV - Roma x Real Madrid ESPN, às 16h45, ao vivo
NA TV - Liverpool x Inter de Milão ESPN Brasil, às 16h45, ao vivo


Texto Anterior: José Roberto Torero: Eu mais 151
Próximo Texto: Ronaldo vê recuperação mais acelerada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.