São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Hidroginástica é atividade do time para jogo pela Copa do Brasil
São Paulo aposta no treino "aquático' contra o Grêmio

ALEXANDRE GIMENEZ
da Reportagem Local

Coletivos, treinos físicos e táticos. Essas atividades tradicionais dos treinamentos de futebol foram colocadas em segundo plano pela comissão técnica do São Paulo para o jogo de hoje, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, no Morumbi.
O excesso de jogos nesta semana fez a equipe optar pela hidroginástica para tentar recuperar os jogadores, que, no domingo passado, enfrentaram a Matonense e na terça-feira jogaram contra a Lusa. As duas partidas foram válidas pelo Campeonato Paulista.
Segundo o preparador físico Moracy Sant"Anna, a hidroginástica acelera a eliminação do ácido láctico do organismo dos atletas.
O ácido láctico se acumula nos músculos quando existe uma grande atividade física.
"Isso faz o atleta sentir seus músculos cansados, provocando um desconforto grande. Assim, a performance do jogador durante a partida seguinte acaba caindo", afirmou Sant"Anna.
Estudo feito pela comissão técnica do São Paulo mostra que a hidroginástica elimina 80% do ácido láctico dos músculos dos jogadores. Pequenas corridas e alongamentos eliminam apenas 25%.
O repouso de 24 horas, segundo Sant"Anna, elimina apenas 10%.
Segundo o preparador, a hidroginástica acaba sendo apenas um paliativo para o calendário do futebol brasileiro.
"O ideal seria ter um intervalo de 72 horas entre os jogos."
Segundo outro estudo feito pelo São Paulo, a situação faz o atleta brasileiro se deslocar menos que seus colegas europeus durante os jogos -8.000 metros, contra 12 mil, respectivamente.
Times
O técnico do São Paulo, Nelsinho, vai manter a mesma base de jogadores e postura tática que a equipe tem adotado no Paulista para enfrentar o Grêmio.
"Mesmo sendo um torneio com um formato diferente, não vamos mudar nossas características."
Já o técnico Sebastião Lazaroni, do Grêmio, afirmou que se contenta com um empate. O zagueiro Rivarola, que está na seleção do Paraguai, é o desfalque. Mas o substituto Scheidt vem tendo bom desempenho ao lado de Jorginho.


Colaborou a Agência Folha, em Porto Alegre
NA TV - ESPN/Brasil (para todo país) e SBT (menos para a cidade de São Paulo), às 21h40



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.