São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Domingos da Guia morre no Rio aos 87

Domingos da Guia, um dos melhores zagueiros da história do futebol brasileiro, morreu ontem num hospital do Rio de Janeiro, onde estava internado após ter sofrido um derrame.
O enterro do ex-jogador, que estava com 87 anos de idade e era pai de Ademir da Guia, meia palmeirense com breve passagem pela seleção brasileira, será hoje pela manhã no Rio.
Domingos da Guia, que era carioca, passou os últimos anos de sua vida no bairro do Méier (zona norte do Rio).
Conhecido pelo apelido de ""Divino", principalmente depois de sua passagem pelo futebol uruguaio, nos anos 30, ele era considerado o zagueiro mais técnico da história do futebol do país.
Com uma habilidade rara para um jogador da sua posição, tinha facilidade para sair driblando depois de recuperar a bola.
Na Copa de 1938, disputada na França, teve a passagem mais conturbada da sua carreira, depois de cometer um pênalti contra a Itália nas semifinais da competição. A seleção brasileira acabou a competição no terceiro lugar, sua melhor colocação até aquele momento. Décadas mais tarde, Domingos da Guia diria que se sentia culpado pela eliminação do Brasil.


Texto Anterior: Vantagem é decisiva na competição
Próximo Texto: Brasil perde seu zagueiro mais clássico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.