São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Itaquera terá menos tempo que estádios de aberturas anteriores

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

A arena de Itaquera terá que ser erguida em um tempo inferior ao necessário a todos os outros palcos de jogos de abertura de Mundiais desde a instituição desta partida inaugural, em 1966.
Caso a obra começasse hoje, 1.121 dias separariam essa data do pontapé inicial da Copa. Nenhuma outra obra igual teve tão pouco tempo.
Mas, com os avanços das técnicas de construção, engenheiros estimam hoje em 30 meses -cerca de 900 dias- o período necessário para se fazer uma arena. É também o prazo previsto pela diretoria corintiana.
Esse tempo pode ser reduzido para 24 meses ou estendido para 36 meses, dependendo do número de empregados e máquinas.
Até hoje, o estádio de abertura que iniciou obras mais tarde foi o Stade de France, que começou a ser feito 1.135 dias antes da Copa de 1998.
Dos recentes, a folga foi maior: 1.319 dias na Coreia do Sul, em 2002, e 1.327 na Alemanha, em 2006.
O Soccer City, estádio da abertura Copa-2010, foi totalmente reformado em obras que se iniciaram 1.240 dias antes do início do Mundial.
Entre 1966 e 1990, as estreias dos Mundiais foram em arenas antigas, reformadas. Se a casa corintiana não ficar pronta, São Paulo perde a inauguração do Mundial.


Texto Anterior: Outro lado: Governo diz que colabora e vê jogo eleitoral
Próximo Texto: Juca Kfouri: Brasileirão, 40
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.