UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio-2012 recebe elogio e sai na frente de SP

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O relatório da comissão de avaliação das cidades brasileiras postulantes aos Jogos-2012, embora mantenha relativo equilíbrio na análise das duas candidaturas, faz em sua conclusão um elogio ao Rio e uma crítica a São Paulo.
O documento foi encaminhado aos 34 membros votantes da assembléia do Comitê Olímpico Brasileiro. No próximo dia 7, com votos secretos, eles escolherão a representante brasileira na disputa para receber o evento.
A reunião acontece no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro.
Embora predominem análises técnicas no capítulo das considerações gerais e na conclusão, o relatório diz sobre o Rio que "a cidade é famosa internacionalmente por sua reconhecida beleza natural e sua estrutura hoteleira é voltada para o turismo de lazer".
O secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio, Ruy Cezar, aproveitou para repetir uma frase do prefeito Cesar Maia. ""Londres, Moscou, Paris, todas são cidades de concreto. No Rio, a natureza abraça a cidade", declarou.
Ao fechar a análise sobre o município paulista, no entanto, o texto aponta que "observa-se a necessidade de um elevado investimento, da ordem de US$ 10 bilhões, devido ao número de obras a serem executadas, indispensáveis à realização dos Jogos...".
Nádia Campeão, secretária de Esporte de São Paulo, afirmou que os Jogos necessitam de investimentos em infra-estrutura e que a maioria deles já estava prevista no plano diretor de São Paulo. Os Jogos apenas agilizariam a captação de recursos e sua conclusão.
Também ontem foi realizada reunião entre os integrantes das duas candidaturas na qual foram acordadas as regras para a apresentação do dia 7. Por meio de sorteio, foi definido que o Rio fará primeiro sua apresentação, cuja duração deverá ser de uma hora.
As equipes responsáveis por cada uma das candidaturas não poderão assistir à apresentação da rival. "Vamos analisar a estratégia adequada para quem se apresenta primeiro", argumentou Cezar.
"Não faz diferença [ser primeiro ou segundo]", disse Campeão.


Texto Anterior: Projeto de quase R$ 100 mi é o maior do Pan
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: O patrocinador vazou
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.