São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Guru
O tucano Artur da Távola, líder do governo no Senado, é o mentor intelectual da área esportiva do programa de governo de José Serra. Foi ele quem orientou o candidato do PSDB antes do encontro entre os presidenciáveis promovido pelo COB na última terça-feira.

Dupla nacionalidade
O Barcelona já tem sinal verde das autoridades para que Rivaldo se naturalize espanhol. Falta convencer o jogador, que resiste à idéia. Com a contratação de Riquelme, o Barcelona terá de dispensar um dos seus seis estrangeiros. Caso Rivaldo não tope mesmo a naturalização, os mais cotados para deixar o clube são ele próprio ou o atacante brasileiro Geovanni.

Água fresca
Se Luiz Felipe Scolari sair da seleção, não deve assumir imediatamente algum clube. Pode ficar alguns meses "de molho", curtindo as glórias do penta e aguardando a melhor proposta de uma equipe européia. O treinador, que passa férias no exterior, não gostou de nenhuma das que recebeu até agora.

Nas graças
Mesmo sem ter jogado a Copa, Dida e Rogério encantaram Scolari, pela forma equilibrada como reagiram à reserva -principalmente o são-paulino. Rogério foi um dos incumbidos pelo técnico de liderarem o grupo após o corte do capitão Emerson. Os outros foram Cafu, Rivaldo e Roberto Carlos.

Velho conhecido
Uma visita de Zagallo ontem à CBF gerou especulação sobre o retorno do ex-técnico à seleção. Ele afirmou que se tratou apenas de um encontro de cortesia e que não pensa em ser treinador de novo, mas que poderia estudar uma proposta para um cargo auxiliar na comissão técnica.

Penta palmeirense
Um comercial veiculado em TV aberta foi a forma encontrada pelo Palmeiras para homenagear os jogadores campeões do mundo pela seleção que já passaram pelo clube. Da seleção pentacampeã, aparecem Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Roque Júnior, Júnior, Edílson, Luizão e Marcos, o único do elenco atual.

Oferta
O Milan propôs ao Real Madrid a troca do zagueiro pentacampeão Roque Júnior pelo volante Flávio Conceição, que não ficará no clube espanhol. O Real estuda com carinho a oferta, que agrada a Conceição.

Guerra à vista
Desafeto da Globo, Eurico Miranda, presidente do Vasco, um dos signatários do contrato de transmissão do Brasileiro, diz que ainda não foi consultado sobre a redução dos valores. Se for consultado, vai sugerir que a Globo rescinda o contrato, pague a multa e saia do futebol.

Nos tribunais
Como é necessária a unanimidade para que o contrato seja alterado, o Vasco quer melar o acordo e ameaça ir à Justiça para garantir a sua posição. Mas o C13 diz que isso não é possível, pois o Vasco não é mais integrante da entidade e foi a entidade a responsável pelo acordo.

Composição
Uma reunião hoje à tarde, no Rio, vai definir a posição do C-13 sobre a questão. A tendência é que a associação de clubes aceite a redução proposta pela Globo, para R$ 130 milhões pelo Brasileiro deste ano. A cifra inicial era de R$ 228 milhões.

Acordo
O Palmeiras negocia parceria com o Botafogo-SP. O clube da capital cederia jogadores à equipe de Ribeirão e, em troca, teria prioridade para contratar atletas revelados pelo Bota.

Fora dos campos
Mesmo sem brilhar na Copa, o inglês David Beckham segue em alta no show business. Ele vai estrelar o filme "Red Light Runners", no qual interpretará um assassino cego com poder de redirecionar a trajetória das balas.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De José Alberto Guerreiro, presidente do Grêmio, se queixando da omissão da CBF e da Federação Gaúcha de Futebol na eliminação do time da Libertadores, atribuída pelos gaúchos à arbitragem:
- O presidente da Federação Gaúcha [Emídio Perondi" não acompanhou o Grêmio em nenhum jogo na Libertadores. Nunca esteve aqui no Estádio Olímpico apoiando o Grêmio em nenhuma situação.

CONTRA-ATAQUE

Corrente pra frente

Quando se pensa em uma carreira com ascensão e queda meteóricas no futebol, logo vem em mente o nome de Josimar.
O lateral-direito botafoguense saiu do quase anonimato direto ao estrelato na seleção brasileiro. E, na mesma velocidade, voltou ao ostracismo.
Depois de ser eleito o melhor lateral no Mundial de 1986, ele se transferiu para a Europa, mas seu envolvimento com as drogas o fez perambular por clubes como o Hamburgo, Bangu e Uberlândia, até terminar a carreira no Mineros, da Venezuela.
Aposentado, ele abriu bar em Manaus e atualmente, aos 40 anos, mora em Roraima, ensinando futebol para crianças.
Ele ficou célebre pelos gols que marcou na Copa de 1986, sobre irlandeses e poloneses.
Mas Josimar ficou famoso também por uma tirada, quando era entrevistado após uma partida do Botafogo-RJ.
- O que achou?, perguntou o radialista em sua saída do gramado após uma derrota.
- Bom, eu não achei nada, mas o meu companheiro ali achou uma correntinha.



Próximo Texto: Denílson opera à surdina joelho que doeu na Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.