São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians turbina seu ano "bom" com Série B

Performance contra rivais fora da elite sustenta o aproveitamento de 67,5%

Diante de rivais da Série A, equipe tem desempenho semelhante ao apresentado durante o Brasileiro em que amargou o rebaixamento


Fernando Santos/Folha Imagem
O goleiro Felipe, do Corinthians,
treina para enfrentar o Bahia


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O rebaixamento de divisão, evidentemente, não é objetivo para nenhum clube, mas o Corinthians tem sabido transformar o vexame da queda para Série B em motivo para manter no topo sua auto-estima.
A equipe do Parque São Jorge tem aproveitado bem o fato de enfrentar na maioria de seus jogos equipes de nível técnico mais baixo que o seu.
Contra times que não estão na Série A do Brasileiro, o Corinthians, invicto e líder na Série B e que hoje pega o Bahia, no Pacaembu, ostenta um invejável índice de 77,4% de pontos conquistados. Dos 31 jogos que fez contra equipes da segunda ou terceira divisão, o time de Mano Menezes venceu 21, empatou nove e perdeu uma vez.
Esses números são o sustentáculo dos 67,5% de aproveitamento do time durante esta temporada, índice muito comemorado no Parque São Jorge como sinal de recuperação corintiana após ter passado por grandes decepções em 2007.
No entanto, a performance diante de rivais teoricamente mais fracos do que o clube se acostumou a enfrentar ao longo de sua história ajuda a mascarar uma deficiência diante de equipes mais bem situadas no cenário do futebol nacional.
"A equipe vem se comportando muito bem em termos de produção", elogia o técnico do Corinthians, Mano Menezes.
Mas, quando enfrentou times da Série A, o clube alvinegro não foi tão bem assim.
Com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas, a equipe ficou com apenas 39,9% dos pontos que disputou com rivais mais tradicionais, como Palmeiras, Santos e São Paulo, entre outros integrantes da elite. Diante do Sport, sucumbiu na decisão da Copa do Brasil.
Para efeito de comparação, esse desempenho é muito semelhante ao do time que ficou entre os quatro últimos do Brasileiro no ano passado. O Corinthians foi rebaixado no Nacional-07 com 38,6% de aproveitamento -10 vitórias, 14 empates e 14 derrotas.
A ótima campanha na Série B já faz os corintianos sonharem com um título de segunda divisão obtido de maneira invicta. Mano, no entanto, tenta concentrar os esforços em apenas um objetivo: a volta da equipe à principal divisão do Brasil.
"Não tenho nenhum arroubo de achar que temos que atingir recordes e manter a invencibilidade. Tem é que subir primeiro. O resto é tudo superficial", afirma o técnico corintiano.

NA TV - Corinthians x Bahia
Globo (para SP) e Rede TV!, ao vivo, às 16h10



Texto Anterior: Basquete masculino fica de novo fora de Jogos
Próximo Texto: Santos: Rodrigo Souto é suspenso por 2 anos pela Fifa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.