São Paulo, domingo, 19 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice-campeonato tem aprovação popular

da Reportagem Local

O desejo de renovação dos torcedores na seleção não decorre muito do desempenho da equipe no Mundial da França. Afinal o vice-campeonato conquistado pela equipe, segundo a pesquisa do Datafolha, foi encarado de forma positiva pelos paulistanos.
A campanha da seleção -em sete jogos, conseguiu quatro vitórias, um empate e duas derrotas- foi considerada ótima ou boa por 68% dos paulistanos.
Do total de torcedores ouvidos, 28% acreditam que a seleção brasileira teve um desempenho regular na competição. Apenas 4% dos paulistanos disseram que a campanha do time de Zagallo oi ruim.
O índice de aprovação ao trabalho feito pela seleção na Copa da França é bem maior entre as mulheres. Das entrevistadas, 80% acharam ótima ou boa participação nacional no Mundial.
O resultado da pesquisa pôde ser sentido pelos jogadores na volta ao Brasil após a Copa. Alguns atletas, como o tetracampeão Bebeto (o mais "indesejado" jogador), estranharam a boa recepção que tiveram, uma vez que temiam vaias e protestos devido à habitual pouca valorização do vice-campeonato do torcedor brasileiro.
Apesar de pedirem a saída de Zagallo do comando da seleção, os paulistanos dão valor ao técnico.
A pesquisa mostra que 48% dos paulistanos acreditam que a atuação de Zagallo na Copa foi ótima ou boa e 35% entendem que o técnico teve uma atuação regular.
Apenas 16% dos torcedores disseram que o treinador teve desempenho ruim ou péssimo.
No jogo de abertura da Copa, quando o Brasil venceu a Escócia por 2 a 1, o apoio a Zagallo era menor. Na ocasião, só 42% dos torcedores o achavam ótimo ou bom.
Dos ouvidos na pesquisa, 40% acreditavam que o treinador brasileiro era regular. Outros 14% o consideravam ruim ou péssimo.
Os mais jovens são os maiores críticos de Zagallo. Dos torcedores de 16 a 25 anos, 23% o consideram péssimo. Dos entrevistados com 41 anos ou mais, só 12% acreditam que ele seja ruim.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.