São Paulo, quarta, 19 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A bola estava mais rápida do que eu'

do "Notícias Populares"

O goleiro tcheco Ivo Viktor entrou para a história como o homem vestido de preto que disputou uma corrida desesperada com a bola na jogada mais incrível do jogo Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia.
Hoje, a Tchecoslováquia não existe mais -foi dividida em República Tcheca e Eslováquia. Mas o lance ainda existe na cabeça de Viktor, 55, auxiliar do técnico da seleção da República Tcheca.
Esta entrevista foi, segundo ele, sua primeira para um jornal brasileiro. (LL)

Notícias Populares - Dava para defender aquele chute de Pelé, dado do meio-campo?
Viktor -
Aquilo foi uma surpresa. A bola passou a um ou dois metros da nossa trave. Eu estava seis ou oito metros à frente do gol, fora do lugar. Ele chutou de surpresa, eu não tinha chance. Tentei voltar para o meu gol, mas a bola estava mais rápida do que eu. Dei sorte de ela ir para fora.
Notícias Populares - O que o senhor pensou na hora?
Viktor -
Só pensava em correr de volta para o gol. O Pelé disse que tentou o chute porque os goleiros europeus ficavam adiantados. Eu ficava porque achava impossível alguém tentar acertar um chute de tão longe. Mas o que me surpreendeu é que a bola estava muito rápida. Estávamos no México, a uns 2.000 metros de altitude, e nessas condições a bola fica mais rápida. Na Europa, não seria possível.
Notícias Populares - E se a bola tivesse entrado?
Viktor -
Pelé seria mais famoso, e seria horrível para mim. No final, tive que falar com as TVs e vi que se tivesse sido gol seria ruim. Eu só queria ir para casa.
Notícias Populares - O senhor ainda se lembra muito do lance?
Viktor -
É horrível para mim. Agora já se passaram 27 anos, mas aquilo esteve até nos meus sonhos. Sonhei duas vezes com isso.
Notícias Populares - E nos seus sonhos a bola entrava ou não?
Viktor -
Não, ela não entrava.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.