São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000 |
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Empresa leva bilheteria, publicidade e 20% da cota de todo amistoso Veja o que a CBF entregou à Nike
FERNANDO MELLO DA REPORTAGEM LOCAL JOSÉ ALBERTO BOMBIG DO PAINEL FC JOSÉ HENRIQUE MARIANTE EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE A reforma do contrato CBF/Nike entregou à multinacional praticamente todas as receitas que a seleção brasileira de futebol pode gerar enquanto o acordo durar -os próximos seis anos. Além de prever um desconto nas parcelas a serem pagas pelo patrocínio, que pode chegar a um total de US$ 14,5 milhões, como revelou a Folha anteontem, a mudança no documento, assinada em abril deste ano, privilegia a empresa em outros três pontos: 1) Todo amistoso da seleção brasileira, e não mais apenas os jogos organizados pela Nike, torna-se propriedade da empresa: publicidade, marketing, promoção e até mesmo bilheterias; 2) A Nike também passa a ganhar com as cotas recebidas pela Confederação Brasileira de Futebol para disputar amistosos: 20%, a título de agenciamento, outra concessão para a empresa; 3) Os direitos de propriedade (nomes e logomarcas) e imagem da seleção e de seus jogadores passam a ser exclusivos da Nike no licenciamento de todo tipo de produto. Até então, eles se limitavam ao campo de vestuário (calçados, roupas, equipamentos esportivos) e de mídia (livros, filmes, CDs, games e Internet). Somada ao desconto, que vai variar segundo o número de partidas da Nike que a seleção conseguir cumprir até 2006, as alterações deixam a CBF com poucas opções de faturamento: direitos de TV (cuja maior parte foi repassada à agência Traffic), premiações e novos patrocínios -além dos acordos com Nike e Coca-Cola, o contrato permite outros três parceiros, não conflitantes. Objeto principal de investigação da CPI CBF/Nike, instalada na Câmara, o acordo da confederação com a multinacional, apontam especialistas, é desigual. Ou, como afirmou à Folha na última semana Ricardo Teixeira, presidente da CBF, um "erro". Próximo Texto: Parceira assume marca e direitos de imagem da CBF Índice |
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