São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000

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Do porão, Nike virou potência na década de 80

DO PAINEL FC

Fundada nos anos 60 por um atleta, Phil Knight, e seu treinador, Bill Bowerman, a Nike tornou-se potência como fabricante de material esportivo depois que passou a patrocinar grandes estrelas.
Quando se chamava Blue Ribbon Sports, funcionava no porão da casa dos pais de Knight. Depois de crescer na década seguinte, já como Nike, aproveitando a febre do jogging nos anos 70, começou a investir em grandes atletas.
Deu-se muito bem ao assinar contrato de patrocínio com Michael Jordan, quando o jogador de basquete ainda estava se profissionalizando. Deixou para trás a Converse, que disputava mercado com a Adidas, e era a preferida, pelo menos no início, de Jordan.
A partir do lançamento da Air Jordan, uma linha própria de calçado, decidiu que o caminho era continuar associando sua imagem a grandes astros.
No futebol, fechou contrato vitalício com Ronaldo, hoje na Inter de Milão, pagando-lhe cerca de US$ 1 milhão por ano.
Fora as estrelas, tem investido em seleções de futebol. Além da brasileira e da holandesa, associou-se às da Nigéria, Rússia e EUA, cuja equipe feminina foi campeã mundial no ano passado. (JCA)


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