São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Transição...
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que um grupo de trabalho formule um projeto para o esporte até a posse. O presidente eleito convidou 11 pessoas para a primeira reunião: os ex-jogadores Tostão, Sócrates, Wladimir, Raí, Paula e Ana Moser; o técnico Oswaldo de Oliveira; o novo presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas; os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano; e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, José Luiz Portella. Tostão, colunista da Folha, e Ana Moser, não compareceram.

...no esporte
Lula reafirmou ser a favor da moralização do futebol, mas não se comprometeu a apoiar a aprovação da nova MP do futebol, que deve ser editada hoje.

Torcedor cidadão
Hoje também o ministro do Esporte, Caio de Carvalho, e o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, assinam o Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de assegurar ao espectador de competições esportivas os direitos do consumidor.

Controle remoto
Só depois que a Globo decidir qual jogo de volta das quartas-de-final irá transmitir é que a CBF vai divulgar a tabela. Isso porque Corinthians x Atlético e São Paulo x Santos não poderão acontecer no mesmo dia: um jogo será na quarta, 27, com TV; e o outro na quinta, 28, sem TV.

Chão pisado
O Fluminense está preocupado com o gramado do Maracanã, que receberá o show do Rush sábado, véspera da primeira partida das quartas-de-final contra o São Caetano. Mas o presidente da Suderj, Asfilófio de Oliveira, promete entregar o estádio ao meio-dia, quatro horas antes do início do jogo.

Mãos lavadas
Eurico Miranda disse que não fará nada, desta vez, para recolocar os grandes na primeira divisão. Principal articulador da virada de mesa do Brasileiro em 1999, o presidente do Vasco afirmou: "Eu sempre cuidei dos outros. Agora eu tenho que me preocupar comigo".

Quase fechado
Em entrevista coletiva a repórteres portugueses, Luiz Felipe Scolari disse que tem convites de clubes e de seleções (uma delas sul-americana), mas vai esperar até o final do mês para que a federação portuguesa oficialize seu convite. O sonho do pentacampeão é mesmo treinar uma seleção do velho continente.

Virada de mesa?
A Liga Centro-Oeste protocolou ontem uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pedindo a anulação da RDI-06 da CBF, a que instituiu o novo calendário do futebol, sem os torneios regionais.

Mesa virada
Na petição, a liga contesta a legalidade da resolução da entidade e pede que sejam marcadas datas para que o Torneio Centro-Oeste aconteça. A CBF será citada hoje e terá cinco dias para apresentar a sua defesa.

Bate e assopra
Hoje é dia da Liga do Nordeste acionar a Justiça comum cobrando a mesma coisa: o direito de realizar o Nordestão no ano que vem. O presidente Luciano Bivar diz estar bastante confiante com o êxito da ação, mas reafirmou que não quer briga com a cúpula da CBF.

Persona non grata
O técnico Wanderley Luxemburgo ligou para amigos dos tempos de Parque Antarctica para perguntar qual seria a reação de Mustafá Contursi se ele lhe telefonasse para se solidarizar. Foi desaconselhado.

Benção
Depois do padre Marcelo Rossi, quem foi benzer o Corinthians de foi arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns. Pela primeira vez, o religioso, corintiano assumido, foi ao Pacaembu assistir a uma partida de futebol. Ele tem 80 anos.

UVA e UVB
Oswaldo de Oliveira não tira mais os seus óculos escuros. O técnico são-paulino conta que seu médico disse que seus olhos são muito sensíveis à luz. Como tem a pele clara, também lhe foi indicado o uso de protetor solar.

Lobby
No próximo Conselho Técnico da CBF, em 17 de dezembro, será oficializado o lobby do Botafogo para se manter na Série A do Brasileiro. Responde pela atitude a atual administração de Mauro Ney Palmeiro.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Luís Pinho, diretor da TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras), sobre a possibilidade de Mustafá Contursi se candidatar a mais um mandato presidencial do clube:
- Se o continuísmo seguir, o nome do presidente tem que mudar para Mustafá Hussein.

CONTRA-ATAQUE

Será que ele é?

Apesar de toda a luta dos grupos homossexuais por seus direitos e contra a discriminação, no esporte ainda há preconceito contra os gays. Poucos atletas assumem essa condição, embora isso esteja mudando.
O último esportista de ponta a negar que seja homossexual foi o menino prodígio das piscinas, o australiano Ian Thorpe, 20, que já superou 18 recordes mundiais. Recentemente, surgiu um boato de que Thorpe, que não costuma andar com mulheres em locais públicos, seria gay.
Em entrevista à rádio ABC, em Sydney, o nadador disse que ficou "envaidecido" com os rumores, mas negou que seja homossexual.
- É uma grande satisfação que o público se sinta com liberdade de opinar sobre mim. E, se alguém quer catalogar-me como parte de um grupo minoritário, significa que possuo um caráter firme e acredito no que sou ou digo, disse Thorpe.
O nadador afirmou que os rumores surgiram por causa de ele não ter namorada, gostar de moda e não fazer o tipo "macho australiano".


Próximo Texto: Palmeiras volta rachado e com vergonha do torcedor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.