São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cult, camisa do clube vira sucesso de vendas
Evelson de Freitas/Folha Imagem
Camisas do São Caetano, vice-campeão do módulo Amarelo e finalista da Copa JH, são expostas em frente ao estádio do Pacaembu



DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de superar os favoritos Fluminense, Palmeiras e Grêmio, marcando muitos e belos gols até chegar à decisão da Copa João Havelange, o São Caetano se transformou na coqueluche dos torcedores brasileiros.
A camisa azul escuro da equipe do ABC paulista, por sua vez, se transformou num cult e, consequentemente, num sucesso de vendas.
De acordo com a empresa de material esportivo Rhumell, que fornece o uniforme do São Caetano, a procura de lojistas pela camisa oficial do clube aumentou aproximadamente cinco vezes.
"Nas últimas semanas, estamos trabalhando fortemente para aumentar o fornecimento. Na medida do possível, estamos atendendo a todos, mas a procura é enorme", conta o gerente de marketing da Rhumell, Clésio Conte.
No entanto, alegando se tratar de uma estratégia da empresa, ele se recusou a fornecer o número de camisas vendidas.
A camisa oficial do São Caetano é vendida pela Rhumell aos lojistas por R$ 33,00 e revendida pelos comerciantes por uma média de R$ 53,00. Antes de o time estourar, o preço nas lojas era de aproximadamente R$ 35,00.
Nos camelôs de São Caetano do Sul e São Paulo, onde já pode ser encontrada com facilidade, a camisa está custando entre R$ 10,00 e R$ 25,00.
Segundo o gerente de marketing da Rhumell, o futebol vistoso do São Caetano não é o único -nem o maior- motivo para o time e sua camisa terem se tornado cults. "É um clube positivo, que não tem rivalidade com ninguém", afirma Conte.
Segundo ele, na semana passada lojistas do Rio Grande do Sul inundaram a empresa de pedidos. Motivo: a torcida do Inter, arqui-rival do Grêmio, adversário do São Caetano nas semifinais, queria o "amuleto".
O sucesso do São Caetano é tanto que a Rhumell já pensa em utilizar a imagem do clube em uma campanha da empresa. Estuda também reformular o design da camisa. (FV)


Texto Anterior: O lado desconhecido do desconhecido São Caetano
Próximo Texto: Dirigentes barram empresários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.