São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 1998

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STOP & GO

Dilema

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

A Honda deve colocar seu primeiro carro na pista na próxima semana. Pelo menos, essa é a expectativa dos responsáveis pelo programa de F-1 da fábrica.
O motor será um Mugen V10, igual aos utilizados pela Jordan na última temporada. E o chassi foi construído pela italiana Dal- lara, em cima de um desenho experimental -eufemismo para rascunho- de Harvey Postlethwaite, o ex-projetista da Tyrrell.
A chance de sucesso, aparentemente, é mínima, já que os japoneses, cheios de pudor, vetaram chamar o modelo de Honda -afinal, o primeiro carro de F-1 da fábrica desde os anos 60 merece melhor nascimento.
Mas o teste tem importância fundamental, não apenas para a Honda. A empresa, neste momento, está dividida em dois grupos: o dos que defendem a idéia de uma equipe inteiramente nova, sem vícios, de "mentalidade japonesa", como afirmou um dos diretores no anúncio em Suzuka; e o dos que preferem comprar uma equipe já existente, com estrutura, tecnologia e pessoal inclusos, considerando que a relação custo/benefício de tal pacote seria mais atraente.
A primeira opção livraria a Honda de um provável mico, como é o caso da Arrows neste momento, apesar de os japoneses garantirem que a candidata natural seria a Jordan -algo duvidoso, já que o time irlandês, pelo seu porte, não é nada barato. A segunda garantiria um nível mínimo de competitividade na primeira temporada.
O teste pode fazer os técnicos penderem para algum dos lados. E, se a opção pela compra triunfar, a pequena, mas complicada geopolítica da F-1 será afetada. A Honda deveria ser o 12º time da F-1, não um dos 11 existentes.
Há pelo menos quatro grandes montadoras sondando a F-1 neste momento. Todas estão prestando muita atenção nas atitudes da Honda. E, se o caminho japonês enveredar pela compra, é muito provável que a F-1 se transforme, antes do esperado, em um campeonato de marcas.



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