UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Para não esquecer

SONINHA
COLUNISTA DA FOLHA

Nas últimas semanas recebi seguidos apelos e reclamações sobre a possível (provável?) exclusão do Atlético-MG da Copa Sul-Americana: "Se fosse Corinthians e Flamengo, vocês falariam nisso todos os dias!"; "Pelo amor de Deus, a imprensa tem de nos ajudar a impedir que essa barbaridade aconteça!".
Entendo bem essa angústia. Também fico incomodada às vezes, quando se fala no desempenho do Guarani no Paulista com naturalidade, como se ele não estivesse ali por desígnios estranhos; quando se destaca a forte presença do Fluminense no Brasileiro, sem fazer a ressalva de que ele e o Bahia voltaram à Série A sem vencer a Série B. Quando não lembramos que o Palmeiras deveria ter disputado o Mundial da Fifa em 2000, não o Vasco; que o Ameriquinha deveria estar entre os grandes no Brasileiro...
Há muitas outras histórias, muito batom nos colarinhos elegantes, lembrando trapaças recentes ou não.
Cada caso que eu lembrar e cada outro que eu esquecer vão gerar mágoas, acusações, lamentos, mas minha memória e estas linhas não dão conta de tudo. E há outros esquecimentos que, sinceramente, me incomodam bem mais: como falar em Joaquim Roriz, Inocêncio de Oliveira, Ronaldo Cunha Lima, Jader Barbalho e não lembrar de censura e acusações de grilagem, constatação de trabalho escravo, tiro em desafeto e desvio de verbas?
Voltando ao Atlético, de fato é terrível que ele possa ser excluído da Sul-Americana. Aproveitando o fim da Pan-Americana, a CBF "esqueceu" o combinado e ameaça tirar a vaga dele e do Juventude (sétimo no Brasileiro), acenando com convites para Cruzeiro e Flamengo. Um absurdo, mistura de retaliação com interesses óbvios. Mas o que fazer, repetir todo dia "o Atlético está para ser sacaneado", como um refrão? Acho melhor a torcida do Galo se mobilizar com abaixo-assinados, boicote a patrocinadores e transmissões, chuva de e-mails para lembrar que o futebol não é só "negócio privado", mas interesse coletivo. Ainda que fosse só negócio: os consumidores exigem respeito.
Mas não dá para esperar da imprensa do Rio, São Paulo ou qualquer outro Estado o mesmo envolvimento que tem com assuntos locais. Não se trata de protecionismo ou lobby, só de proximidade! Para escrever sobre o Atlético, fiquei horas na internet procurando informações - é verdade que a CBF marcou jogo da Copa do Brasil para o mesmo dia do Mineiro, como disse um leitor?
Pelo que consegui descobrir cruzando dados de mil sites, o Cruzeiro é que teria dois jogos ontem, mas o do Estadual foi adiado para o dia 26. O Atlético jogaria ontem pela Copa do Brasil e hoje pelo Mineiro, mas... o site da Federação diz que esse jogo ficou para amanhã e o "Uai" informa que será em março. Outro dia tentei saber detalhes de um jogo do Cruzeiro e não consegui o que queria.
Não é que aqui as informações sejam mais fáceis e corretas, mas quando você tem repórteres nos clubes e estádios e os jogos na TV e no rádio, fica incomparavelmente mais fácil acompanhar o que acontece.
Não estou me eximindo ou me desculpando, só lembrando que não dá para saber de tudo ao mesmo tempo. Ou dá, mas não quero viver só em função de futebol! Há muitas outras coisas para saber, fazer e não fazer. Mas por favor, contem com meu apoio para todas as causas justas.

Metendo o bedelho
Para a Globo exercer seu direito de preferência no Campeonato Paulista, ela não teria de cumprir exatamente o mesmo contrato que foi oferecido ao SBT, ou seja, transmitir os 22 jogos em seus devidos horários?

Re-aclamado
Da série "como cativar eleitores": o chefe da delegação na viagem da seleção brasileira à China foi o presidente da Federação de Rondônia. Para que servem as federações mesmo?

Grande Neto!
Horríveis as cenas de enchentes e enxurradas, resultado das estripulias do El Niño e das besteiras de "Los Hombres" durante décadas de crescimento mal planejado das cidades. Mas comoventes as cenas de ajuda do Neto e dos muitos heróis anônimos às pessoas em perigo.

E-mail
soninha.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Clássico e radical
Próximo Texto: Tênis: Guga pega Saretta e tenta reparar ordem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.