UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Isso x Aquilo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A inda faltam algumas horas para as voltas das quartas da Copa dos Campeões, mas não dá para não pensar nesses jogos.
1) Manchester x Real.
São os dois times que menos fazem faltas entre os oito que sobraram. Os ingleses cometem em média, por jogo, 11,6 faltas. Os espanhóis, só um pouco mais (11,8).
Dos "sobreviventes", o Real Madrid é o que mais fica com a posse de bola (56%). Inversamente, o Manchester figura em penúltimo lugar nesse quesito (44%).
Ninguém finaliza mais a gol que o esquadrão formado por Zidane, Ronaldo, Roberto Carlos, Raúl e Figo (15,3 arremates por partida, em média). Em compensação, o principal artilheiro da disputa é da equipe inglesa: o holandês Van Nistelrooij (11 gols).
A equipe de futebol mais rica, visitante em melhor situação, leva total favoritismo contra o clube mais milionário do mundo.
2) Milan x Ajax.
Só esse duelo (dos quatro) foi final de Copa dos Campeões. Em 1969, quando brotava o lendário Ajax, deu Milan. Em 95, quando ruiu o dourado Milan, deu Ajax.
Os dois decepcionam no ataque, mostrando os piores números ofensivos dos quadrifinalistas. Enquanto o rubro-negro de Milão fez 17 gols, o alvirrubro de Amsterdã marcou só 12 vezes. O Milan, acostumado com atacantes geniais, é, dos oito, o que menos finaliza (9,8 vezes por partida, em média). O Ajax, famoso pelo estilo refinado, virou a equipe que mais bate (faz 21,5 faltas por jogo e, dentre os oito, é recordista em cartões amarelos e vermelhos).
Com muito sofrimento, até pelas contusões de algumas estrelas, os italianos estão mais cotados.
3) Barcelona x Juventus.
O único dos oito que não leva patrocinador na camisa contra o clube de uma das mais tradicionais famílias do esporte (Agnelli). Fundados no século 19, hoje namoram com a família Gaddafi.
A equipe que mais venceu no torneio (11 vezes) contra o time que mais perdeu dentre os oito remanescentes (quatro tropeços).
O Barça é o único time invicto e tenta ser o 12º campeão sem derrotas (se chegar às semifinais, mantém sua invencibilidade). A Juve, que atuará na Espanha, venceu só uma vez fora de casa na liga (2 a 1 no Dinamo, em Kiev).
O clube de Turim será o visitante que começa a partida de volta das quartas em pior situação.
Como tudo tende para os catalãos, os italianos são boa pedida.
4) Valencia x Inter de Milão.
Duelo entre o único "virgem" em título da Copa dos Campeões (dentre os oito) e o campeão que está há mais tempo na "fila" (a Inter não vê a faixa desde 1965).
Times que mais ficam em impedimento dentre os top 8. O Valencia é flagrado em posição irregular 4,18 vezes por partida, em média. A equipe de Milão aparece impedida em quatro ocasiões por jogo (Vieri se mostra o recordista da liga com 28 offsides).
Ao lado do Ajax, são os quadrifinalistas com mais jogadores expulsos. Se os espanhóis contam com um "caliente" trio de As (Albelda, Angulo e Ayala receberam vermelho), os italianos curtem o rei dos amarelos (Cannavaro foi advertido seis vezes pelos juízes).

Aquilo x Isso
Cruz Azul x Deportivo Cali (dois ex-finalistas: um aposta na altitude; o outro, na melhor defesa do torneio). Boca x Paysandu (o time, dentre os 16, com mais títulos da Libertadores contra o clube do artilheiro da competição: Robson). Nacional x Santos (o time, dentre os 16, com mais títulos mundiais contra o melhor ataque da disputa). Pumas x Cobreloa (o único dos 16 que fez gol contra pega o pior campeão de chave). Olimpia x Grêmio (o único com três expulsos contra o segundo time que menos recebeu cartões amarelos). América de Cali x Racing (a pior defesa, dentre os 16, contra o único não-brasileiro invicto). Cerro x Independiente Medellín (o classificado com menos pontos contra o time com mais cartões amarelos, dentre os 16). River x Corinthians (o argentino com mais pontos em Libertadores contra um dos cinco, dentre os 16, que nunca fez final).

E-mail rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Sem ter rivais, atletas treinam contra homens
Próximo Texto: A rodada: Guarani tenta pontuar fora
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.