São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Jogo na Vila Belmiro define a classificação dos times para as semifinais
Novo Santos, em ascensão, enfrenta Lusa em declínio

RAPHAEL GOMIDE
DA REPORTAGEM LOCAL

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Santos e Lusa se enfrentam em situações opostas hoje, às 16h, na Vila Belmiro, para definir uma vaga nas semifinais do Paulista -caso o São Paulo não ganhe do Guarani, os dois times podem se classificar.
Em ascensão, o time santista não perde há três rodadas, desde que o técnico Giba assumiu o comando, em substituição a Carlos Alberto Silva. A Lusa, que liderava o Grupo 7, foi derrotada nas suas duas últimas partidas.
Motivado, o Santos entra em campo hoje buscando não só a classificação, mas uma vitória para garantir a liderança do Grupo 7 da competição.
Mas a primeira colocação servirá somente para manter elevado o moral do grupo, segundo o técnico Giba, já que, diante de qualquer um dos possíveis adversários na semifinal (Palmeiras ou Corinthians), o time não terá a vantagem de jogar por dois empates, por ter tido campanha inferior no campeonato.
Sem essa vantagem, o principal trunfo nas próximas fases seria a Vila Belmiro, onde o Santos não perdeu pelo Paulista (quatro vitórias e quatro empates).
Mas, por força do regulamento, o mando das partidas nas fases semifinal e final pertence à Federação Paulista, que pretende realizar os jogos em São Paulo.
Os jogadores lamentam deixar a Vila justamente no momento em que a equipe se encontra em ascensão e se reconciliou com os torcedores, que vaiaram muito o time durante a maior parte do campeonato.
"Tenho a certeza de que amanhã (hoje) a torcida vai lotar a Vila. Infelizmente, se passarmos de fase, não poderemos mais jogar aqui", afirmou o atacante Caio.
Apesar disso, o técnico Giba diz acreditar que a disposição demonstrada pelos jogadores e o esquema tático adotado nos últimos jogos permitirão ao Santos atuar com regularidade em casa ou no campo do adversário.
"Hoje, é indiferente jogar dentro ou fora da Vila, porque o time está bem compacto e ganhou uma característica de "pegada" forte", afirmou o treinador.
Na partida de hoje, a escalação do Santos sofrerá alterações nas duas laterais. Na direita, sai Michel e entra Baiano, deslocado do meio-campo devido à presença de Anderson no setor. Na esquerda, Dutra substituirá Rubens Cardoso, que cumpre suspensão.
O atacante Dodô, artilheiro da equipe no Paulista com seis gols, segue insatisfeito no banco de reservas. Ontem, ele voltou a reclamar da nova condição.
"No time dele (Giba), parece que eu não sirvo para jogar. Já mostrei aqui no Santos que sou o cara que faz mais gols, mas acho que não me enquadro no estilo do treinador", afirmou.
Na Lusa, apesar dos recentes tropeços, o técnico Nelsinho não acredita em declínio.
"Nós perdemos para o Guarani e para o São Paulo, um resultado normal. Poderíamos ter vencido o último jogo se tivéssemos aproveitado as chances", afirmou.
No último jogo Lusa x Santos, no Canindé, há duas semanas, o time da capital venceu por 2 a 0. Nas outras duas vezes em que se enfrentaram este ano, empataram em 1 a 1. Em ambas, a Lusa saiu na frente e cedeu o empate.
O atacante Leandro, autor dos quatro gols da Lusa contra o rival este ano, não estará em campo hoje. Ele recebeu o segundo cartão amarelo contra o São Paulo, quarta-feira, e cumpre suspensão.
Leandro é o artilheiro do time, com 12 gols marcados.
O técnico Nelsinho, da Lusa, não anunciou quem será o seu substituto, que será escolhido entre Da Silva e Jean.
Para o treinador, a ausência de Leandro pode vir a ser uma vantagem para a Lusa. "O zagueiro adversário pode ficar mais tranquilo por não ter que enfrentar o Leandro e relaxar", disse.
O zagueiro Tinho, suspenso pelo mesmo motivo, é outro desfalque da equipe do Canindé. Fabrício deve entrar em seu lugar.
Nelsinho confia na classificação da Lusa. "É lógico que dá. Temos condições de ganhar do Santos".
Globo (apenas para a cidade de São Paulo), ESPN e Sportv, ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Papel carbono
Próximo Texto: Acordo extingue ação e garante Rincón em campo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.