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AUTOMOBILISMO
Piloto é assediado
Villeneuve passa a ditar o futuro da F-1
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A NURBURGRING
A F-1 corre amanhã apenas a
sexta de suas 17 etapas, mas o canadense Jacques Villeneuve, da
BAR, herdou ontem, em Nurburgring, uma condição que em 1999
pertencia a Rubens Barrichello.
Em uma sexta-feira fria e chuvosa, a categoria se trancou nos
motorhomes, ambiente propício
para a proliferação de rumores.
Resultado das conversas: o canadense, campeão mundial de 97,
tornou-se a "bola da vez" na categoria. Com convites de quatro
equipes para 2001, tem o poder de
detonar o processo de transferências entre pilotos e escuderias.
Assim como aconteceu com
Barrichello, que acabaria assinando com a Ferrari, todas as equipes
aguardam uma posição de Villeneuve para decidir o que fazer. O
piloto tem convites da Benetton,
Jaguar e McLaren, além da BAR.
São dois os motivos para o assédio. Primeiro, a falta de bons pilotos no mercado, já que quase todos têm contratos longos.
É cada vez mais difícil encontrar
um bom piloto com "passe livre",
principalmente um ex-campeão.
E o contrato do canadense com a
BAR termina ao fim do ano.
O segundo é a boa fase pela qual
passa o piloto. Com um carro
ruim, Villeneuve já marcou cinco
pontos neste ano. Nas largadas
dos GPs, vem impressionando.
Para chegar a uma decisão, Villeneuve necessariamente terá que
optar pelo dinheiro ou pela competitividade. A Jaguar, equipe de
propriedade da Ford, teria oferecido o melhor contrato do ponto
de vista financeiro. Já a McLaren
dispõe, há três anos, do melhor
carro da categoria. Pelo menos
nesse início de disputa, Benetton
e BAR saem em desvantagem.
Se Villeneuve acertar com a
McLaren, David Coulthard deve
ir para a BAR, que já está até conversando com o escocês. Os times
fariam um troca-troca simples.
Caso vá para a Jaguar, ocupar a
vaga aberta pela aposentadoria de
Johnny Herbert, a opção da
McLaren deve ser Heinz-Harald
Frentzen. Hoje, o piloto alemão é
objeto de desejo da Mercedes-Benz, dona de 40% da equipe.
Em todas as situação, há pilotos
brasileiros envolvidos. Um eventual acerto de Villeneuve com a
BAR seria ruim para Ricardo
Zonta, já que a equipe dificilmente manteria os dois para 2001.
Luciano Burti e Antonio Pizzonia, no entanto, seriam beneficiados. Os dois pleiteiam vagas na F-1, respectivamente na Jaguar e na
Benetton, no ano que vem.
Para Zonta, a melhor opção seria a contratação de Villeneuve
pela Benetton. O brasileiro ganharia força na BAR e poderia esperar por um acerto entre Frentzen e a McLaren para tentar uma
transferência para a Jordan.
Como é costume na F-1, pouca
gente fala sobre o assunto no paddock. Centro das atenções, Villeneuve, avesso aos holofotes, já
afirmou que a onda de rumores
não dura muito. E já marcou até
data para anunciar seu futuro: o
GP de Mônaco, em duas semanas.
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