UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Minas, Ribeirão, Ajax e Uberlândia jamais conquistaram o Nacional

"Sem-título" dão início às semifinais

DA REPORTAGEM LOCAL

COC/Ribeirão e Minas abrem hoje as semifinais do Nacional masculino que terá, pelo segundo ano seguido, um campeão inédito. Uberlândia e Ajax (GO), que fazem a outra semifinal, iniciam sua série na sexta, em Goiânia.
Após a eliminação de Bauru, Franca e Vasco, únicos ex-campeões que disputaram a edição deste ano, apenas os "sem-título" permanecem na disputa.
Minas e Ajax nunca chegaram anteriormente à semifinal. A melhor participação do Uberlândia foi em 2000, quando caiu diante do Flamengo na semifinal.
O Ribeirão Preto é a equipe mais credenciada: foi duas vezes vice (1998 e 2001) e outra semifinalista. Em 1998, o time perdeu a decisão para o Franca. Três anos depois, já sob o comando de Lula, foi derrotado pelo Vasco na final. No ano passado, a equipe chegou à semifinal, mas foi eliminada pelo Bauru, que seria campeão.
"Nossas campanhas mostram que a regularidade é tão importante quanto investimentos altos. É nessa tradição, de sempre ir longe, que apostamos", diz Lula, que representa o único Estado que já conquistou títulos da competição.
"É um orgulho ser o único paulista e enfrentar times de Minas e Goiás, que mostram que o Nacional está ganhando uma dimensão mais nacional", completa ele.
Seu rival busca o primeiro título para Minas. Para isso, a principal preocupação do técnico Flávio Davis é com o jogo rápido dos paulistas. "O Ribeirão tem um jogo muito coletivo. Temos que nos concentrar na defesa", diz Davis.
A outra série colocará em quadra dois times bancados pela mesma empresa, a Universo (Universidade Salgado de Oliveira). Diferentemente do que aconteceu em 2002, porém, hoje o Ajax concentra maiores investimentos do que o Uberlândia. A equipe de Goiânia gasta por mês R$ 160 mil.
"Não sei se somos os mais caros. Mas um time mais dispendioso nem sempre é o campeão. O importante é que o custo-benefício de nossa equipe foi muito alto neste campeonato", acredita Alberto Bial, técnico do Ajax.
Para ser campeão, o Uberlândia, seu rival, primeiro colocado na fase de classificação, terá só que confirmar seus mandos de quadra. "Perdemos dois jogos no nosso ginásio, para Flamengo e Ribeirão, quando já estávamos classificados", diz Zé Boquinha, técnico do Uberlândia. (ALF)


NA TV - Ribeirão x Minas, Sportv, ao vivo, às 20h30


Texto Anterior: Natação: Doping com três esteróides tira 1ª brasileira do Pan-03
Próximo Texto: Treinadores buscam triunfo inédito
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.