UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Se Cruzeiro e Santos ganharem suas próximas decisões e mantiverem suas posições no Brasileiro, terceiros lucrarão

Até o 5º do Nacional pode ir à Libertadores

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

"As associações campeã, vice-campeã e terceira classificada serão, respectivamente, as representantes números um, dois e três do Brasil na Copa Toyota Libertadores de 2004", diz o regulamento do Campeonato Brasileiro.
Porém mais duas associações poderão representar o Brasil na edição do ano que vem do mais nobre interclubes da América.
Se uma equipe vencer a Copa do Brasil e ficar entre os três primeiros do Brasileiro, vai abrir uma vaga para um quarto time jogar a Libertadores. O Cruzeiro, mais especialmente, tem boas chances de realizar a façanha acima citada.
O time mineiro está nas semifinais da Copa do Brasil (enfrenta agora o Goiás) e lidera com certa folga o Nacional -tem seis pontos a mais que o quarto colocado. O Cruzeiro, que já possui três títulos do segundo mais importante torneio nacional, ainda não perdeu na atual temporada.
"Se um time vence a Copa do Brasil e fica entre os três primeiros do Brasileiro, você tem que chamar a próxima vaga do Nacional, a competição mais importante. A única diferença em relação ao ano passado é que antes o regulamento dava duas vagas na Libertadores", disse Virgílio Elísio, diretor do departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol.
O Grêmio só disputa a Libertadores deste ano porque o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e foi à final do Brasileiro em 2002. Por ter sido o terceiro colocado do Nacional, que dava duas vagas na competição sul-americana, o time gaúcho acabou saindo no lucro.
"Não existe nada no regulamento sobre o quarto colocado poder disputar a Libertadores, mas a analogia é óbvia. A situação do Cruzeiro pode ser igual à do Corinthians em 2002. Só não digo que o caso está decidido porque o departamento técnico reporta-se à presidência", disse Elísio.
Outra vaga, porém, pode ser aberta. Se o Santos, que ocupa a terceira posição na tabela do Brasileiro, vencer a Libertadores, já estará garantido no torneio por ser o detentor do título continental. Se acabar entre os três primeiros do Nacional, daria chance para o quinto colocado do Brasileiro também jogar a Libertadores.
"Em princípio, o quinto colocado poderia jogar, sim, a Libertadores. Mas essas coisas dependem da avaliação final do presidente [Ricardo Teixeira]. Se as duas situações [duas vagas se abrirem] acontecerem, você pode dividir as vagas entre o Brasileiro e a Copa do Brasil. O segundo caso [Santos vencendo a Libertadores e ficando entre os primeiros do Nacional] é até aqui omisso. Vamos decidir", disse Elísio.
A CBF poderia indicar, portanto, o quarto colocado do Brasileiro (hoje é o São Paulo) e o vice da Copa do Brasil (além de Cruzeiro e Goiás, o Flamengo e o Sport estão na disputa das semifinais).
No ano passado, o vice da Copa do Brasil foi o Brasiliense, time jovem que estava na terceira divisão. Neste ano, o vice do torneio pode ser o Flamengo, clube que tem a maior torcida do país (Teixeira é um de seus torcedores).
Devido ao sucesso do Corinthians na temporada passada, a CBF só definiu quem seria o último indicado do país na Libertadores deste ano em meio às semifinais do Brasileiro de 2002.


Texto Anterior: Automobilismo: McLaren, enfim, testa seu novo carro hoje
Próximo Texto: Cansaço e lesões rondam o Santos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.