São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF altera regulamento de Brasileiro

da Sucursal do Rio

Pressionada pelos clubes, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recuou e reduziu a capacidade dos estádios nas partidas válidas pelas quartas-de-final e pelas semifinais do Campeonato Brasileiro deste ano.
A competição será disputada de 25 de julho a 20 de dezembro.
A mudança ocorreu em virtude do fracasso da Lusa, do Santos e do Juventude na segunda fase do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Na ocasião, os três times foram obrigados a jogar a segunda fase fora de seus estádios, que não tinham capacidade mínima para 40 mil pessoas, estipulada nas normas especiais da competição.
Fora de seus domínios, os três clubes foram eliminados da competição naquela fase.
O Santos e a Lusa jogaram no Morumbi, e o Juventude atuou no Olímpico, em Porto Alegre.

Quartas-de-final
Para os jogos das quartas-de-final e das semifinais do campeonato deste ano, os clubes vão poder jogar em estádios com capacidade de 25 mil espectadores.
Para isso, esses clubes terão que garantir, no borderô, a venda de 25 mil ingressos.
As finais terão que ser disputadas em estádios com capacidade para pelo menos 40 mil pessoas.
Com a mudança do artigo, a Vila Belmiro, o estádio Independência, em Belo Horizonte (ambos com capacidade para 18.000), além do Durival de Brito, em Curitiba (8.000 pessoas), não poderão abrigar jogos a partir da segunda fase.
Além da alteração em relação à capacidade dos estádios, a competição vai inaugurar um novo horário nas quartas-feiras.
Duas partidas serão realizadas às 15h30 nesse dia.
O novo horário foi imposto pela TV Globo, que comprou os direitos de exibição da competição.
Neste ano, os canais de televisão deverão ser obrigados a exibir os programas eleitorais nos horários em que normalmente aconteciam os jogos noturnos.
As partidas também serão exibidas pela TV aos sábados, às 16h.
Na primeira fase, todos os 24 clubes vão se enfrentar em turno único.
Oito equipes se classificam para os playoffs -máximo de três jogos-, que serão disputados nas quartas-de-final, semifinais e finais da competição.
"Com isso, vamos fazer com que cada jogo se transforme em uma decisão", disse o diretor técnico da CBF, Gilberto Coelho.
No ano passado, os oito clubes classificados na primeira fase disputaram dois quadrangulares para definir quem decidiria o título.
Neste ano, quatro equipes serão rebaixadas.
O preço mínimo do ingresso custará R$ 10,00.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.