São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Bicampeão olímpico e mundial lidera esquadra hegemônica

Equipe cubana planeja conquistar 6 dos 11 ouros em disputa a partir de hoje

DO ENVIADO AO RIO

O bicampeão olímpico e mundial Guillermo Rigondeaux, 26, lidera o time cubano de boxe, que pretende levar para casa seis dos 11 ouros em disputa no Pan do Rio. A competição tem início hoje.
Descontraído, deitado sobre o ringue, em preparação para uma sessão de treinamento no Rio, Rigondeax disse, à Folha, que já dá como certa a conquista da medalha de ouro no Pan.
""Se eu não for [campeão no Pan], quem vai ser?", respondeu a estrela, de forma surpresa e ríspida, ao ser questionado se acreditava que será o campeão na categoria até 54 kg.
""Vamos deixar algumas [medalhas] para os outros", brincou o treinador de Rigondeaux, Rolando Garbey, ao justificar que sua esquadra planeja capturar pouco mais da metade dos ouros em disputa, sem mencionar que algumas deserções enfraqueceram a equipe.
""Tenho 26 anos e espero disputar mais duas olimpíadas. O problema é que tenho de fazer muitas lutas. Em categorias mais leves, como a minha, há mais lutadores do que nos pesos mais pesados", lamentou Rigondeaux.
Garbey reconhece que o pupilo exige treino diferenciado.
Durante preparação com manoplas (luvas grandes que servem de alvo), no Centro Esportivo Mais Vida, na Tijuca, pediu que Rigondeaux furasse sua guarda e lhe golpeasse na linha de cintura. Foi atendido.
Depois, o técnico simulou clinche, jogou o peso do corpo sobre o pupilo, e tentou levá-lo à lona. Rigondeaux travou o movimento. ""O treino é bem físico [para mim também]. Mas ele tem que estar preparado para tudo", explicou Garbey.
Quando o foco passou aos desertores, o pugilista tornou-se lacônico. ""Não quero falar sobre isso", afirmou, encerrando a conversa. (EDUARDO OHATA)


Texto Anterior: Judoca muda de categoria quatro vezes
Próximo Texto: Organização: Cesar Maia ataca União e anuncia bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.