São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Castro Neves é líder

Junqueira consegue sua 1ª vitória na Indy

DA REPORTAGEM LOCAL

Bruno Junqueira conquistou ontem sua primeira vitória na Indy. O piloto brasileiro, da Ganassi, venceu a prova de Elkhart Lake, encerrada após 2h de corrida, na 45ª volta (eram previstas mais 55), por causa da chuva.
Hélio Castro Neves, da Penske, que terminou a prova em sétimo lugar, assumiu a liderança da categoria, com 110 pontos. O sueco Kenny Brack, que não pontuou, caiu para segundo, com 105.
A vitória de Junqueira marcou a volta da Ganassi ao lugar mais alto do pódio, após 14 corridas. Campeã de 96 a 99, a equipe não vencia desde outubro do ano passado, quando Jimmy Vasser chegou em primeiro em Houston.
Insatisfeita com o mau desempenho deste ano, a Ganassi já trocou um de seus pilotos. O francês Nicolas Minassian perdeu sua vaga na equipe, em junho, para o norte-americano Memo Gidley.
Na última semana, a equipe anunciou a contratação de Kenny Brack, então líder da temporada, para o ano que vem. Com a vitória de ontem, Junqueira se credenciou a permanecer no cockpit da equipe de Chip Ganassi.
O resultado de Junqueira também confirmou o bom desempenho dos brasileiros em circuitos mistos na temporada. Até agora, foram quatro vitórias em oito corridas -50% de aproveitamento.
A corrida de Elkhart Lake foi marcada pela chuva, que atrasou largada em 20 minutos.
Hélio Castro Neves liderava a prova, seguido por Patrick Carpentier e Michel Jourdain Jr., quando a corrida foi interrompida pela chuva, na 14ª volta.
Kenny Brack, que largara na pole, liderou nas 13 primeiras voltas, mas perdeu a posição porque parou para a troca de pneus, retornando em quarto lugar.
Até a 11ª volta, já haviam acontecido três acidentes, dois deles envolvendo brasileiros. Maurício Gugelmin deixou a corrida na nona volta, e Max Wilson, na quinta.
Quando a prova recomeçou, Memo Gidley sofreu o acidente mais grave da corrida. Foi tirado do carro inconsciente e enviado ao hospital de Sheboygan, cidade vizinha a Elkhart Lake.
Junqueira precisou de 11 voltas para assumir a liderança da prova, que manteve até o final.
O segundo colocado foi o norte-americano Michael Andretti, seguido por Adrian Fernández. Gil de Ferran, companheiro de Hélio Castro Neves na Penske, foi o quinto colocado, enquanto Cristiano da Matta, da Newman-Haas, chegou em sexto lugar.



Texto Anterior: Mesmo vice, tenista amplia sua vantagem
Próximo Texto: Vôlei: Brasil garante título da 3ª fase do Grand Prix
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.