UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo põe sua eficiência à prova

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo coloca em xeque hoje à noite, em Fortaleza, e domingo, no Rio, um trunfo que ostenta desde as primeiras rodadas do Brasileiro-2003: o de ser o melhor visitante da competição.
A equipe, que já teve 66% de aproveitamento fora de seus domínios, vem de dois empates seguidos em campos de adversários -o que reduziu sua eficiência para 59% (seis vitórias, cinco empates e duas derrotas). O Santos, segundo time que mais pontos ganhou fora de casa, já tem 53,8%.
Uma derrota hoje para o Fortaleza praticamente equipara as campanhas de Santos e São Paulo, que no domingo volta a jogar longe do Morumbi, contra o Vasco, em São Januário.
A irregularidade, porém, não surpreende o técnico são-paulino, Rojas. "A gente já sabia que esses altos e baixos iriam acontecer. O campeonato é longo e nenhum time vai manter sua performance", afirmou o treinador chileno.
Rojas está mais preocupado com a escassez de gols. Nos últimos quatro jogos, o clube -dono do terceiro melhor ataque da competição, com 46 gols- chegou às redes apenas quatro vezes.
"As dificuldades continuarão. O homem de referência, que é o Luis Fabiano, não está com a gente. Por causa disso, mudamos o nosso estilo de jogo", explicou Rojas.
A mudança de estilo a qual o técnico se refere poderá ser checada hoje. Com o novato Kléber, 20, no ataque, ao lado de Diego, o time tende a jogar mais pelas laterais do campo. Se o acompanhante de Diego for Rico, a tendência é praticamente a mesma.
Além de Kléber, a outra novidade do São Paulo estará no meio-campo: Aílton, 18, foi escalado por Rojas para desempenhar a função de Kaká, vendido na semana passada ao Milan.
"Meu estilo é bem parecido ao dele [Kaká], também gosto de arrancar para o ataque com a bola dominada", afirma o pernambucano, que subiu direto da categoria juvenil para o profissional, sem passar pelos juniores.
Aílton foi descoberto, pelo auxiliar técnico Milton Cruz, quando treinava no Náutico. Antes disso, foi ajudante de pedreiro e trabalhou como vendedor ambulante na praia de Boa Viagem.
"Quanto mais responsabilidade, melhor para mim. Eu vou administrando", disse o jogador.
O São Paulo não terá hoje o lateral-esquerdo Fabiano, que foi suspenso ontem por dois jogos pelo STJD devido à sua expulsão diante do Inter-RS. Outro lateral, Leonardo, que levou o terceiro amarelo diante do Criciúma, também não joga. Fábio Simplício e Gustavo Nery serão os substitutos.


NA TV - Globo (só para SP), ao vivo, às 21h40


Texto Anterior: Jamelli ganha a disputa por vaga no ataque
Próximo Texto: Roupa nova
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.