São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preto no branco

Satiro Sodré/CBDA
Mangabeira é o primeiro negro do país a obter vaga para uma final individual da natação


Brasileiro alcança feito nos Jogos que ainda não viram ouro negro

GUILHERME ROSEGUINI
ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

O mestre mandou aproveitar o momento e não titubear na hora agá. Gabriel Mangabeira sabe que o conselho vem de quem entende muito do tema e tratou de colocar em prática as palavras que ouviu.
Resultado: ontem, no centro aquático de Atenas, conseguiu um feito histórico. Bateu o recorde sul-americano dos 100 m borboleta e se tornou o primeiro nadador negro do Brasil a alcançar sozinho uma final dos Jogos.
Orgulho para Anthony Nesty, o surinamês que o treina e tem o nome nos livros. Em Seul-1988, venceu os mesmos 100 m borboleta e virou o primeiro negro a conquistar um ouro nas piscinas.
"O Nesty me ensinou muita coisa. Sem ele, acho que eu não estaria aqui", disse o atleta de 22 anos.
A trajetória que ambos construíram foge ao padrão do que a Olimpíada registra até aqui.
A Grécia ainda não viu nenhum negro alcançar o lugar mais alto do pódio. Até aqui, 86 ouros de um total de 301 já foram entregues. Com o início do atletismo, a discrepância deve diminuir. Mesmo assim, o placar dilatado em favor dos brancos chama atenção.
A África, maior continente negro, registra o caso mais emblemático. Quatro medalhas já foram obtidas por atletas da região. Todos brancos e com ótima estrutura, bem diferente da maioria da população de seus países.
É o caso de Kirsty Coventry, do Zimbábue, prata nos 100 m costas e bronze nos 200 m medley, que estuda e mora no Alabama (EUA) e foi bancada pelos pais.


Texto Anterior: Programação da TV
Próximo Texto: Mais difícil é ter oportunidade, diz Mangabeira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.