São Paulo, Segunda-feira, 20 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTADA

Pela vaga em Sydney


CIDA SANTOS

A semana vai ferver no vôlei feminino com a disputa dos campeonatos continentais. Na Ásia, Europa, América do Sul, América do Norte e Central, as seleções vão lutar pelo título e também por duas vagas na Copa do Mundo, competição classificatória para a Olimpíada de Sydney.
Dos quatro torneios, o Sul-Americano, que começa quarta-feira na Venezuela, é o mais fraco tecnicamente. A seleção brasileira, que nos últimos anos tem se mantido entre as quatro melhores do mundo, não tem mais adversários no continente.
O vôlei feminino sul-americano sempre se resumiu a Brasil e Peru. E já vai longe o tempo que o Peru tinha uma seleção competitiva. Basta lembrar a Olimpíada de Atlanta e o Mundial do Japão. Somados os dois torneios, as peruanas só ganharam dois jogos: do Quênia e da República Dominicana.
Na Europa, os tempos são mais promissores. Três seleções têm chances de brigar pelo título: Rússia, Croácia e Itália. As russas, atuais campeãs européias, são favoritas. No time titular, apenas a levantadora tem menos de 1,90 m. A equipe tem três atacantes espetaculares: Artamonova, Godina e Chachkova.
Em agosto, na final do Grand Prix, a Rússia deu um show de bola e venceu o Brasil. Mas as italianas têm a vantagem de jogar o Campeonato Europeu em Roma. Vale lembrar que a Itália é a seleção que mais tem evoluído nos últimos dois anos: ficou em quinto lugar no Mundial de 98 e em quarto no Grand Prix.
Na América do Norte e Central, as favoritas cubanas terão como principais adversários os EUA, que tentam se recuperar do fracasso no último Mundial, quando perderam os três jogos que disputaram por 3 a 0 e foram eliminados. Na Ásia, a China tem tudo para passar sem dificuldades por Japão e Coréia do Sul.

E-mail: cidasan@uol.com.br

NOTAS

Continentais
O Campeonato Europeu feminino começa a ser disputado hoje na Itália. A final será sábado. Em um grupo estão Rússia, Holanda, Romênia e Itália. No outro, Croácia, Bulgária, Polônia e Alemanha. Na África, a Tunísia foi campeã e garantiu vaga na Copa do Mundo. O Japão, sede do torneio, também já está classificado.

América 1
Em tempos de economia , os times começam a procurar reforços estrangeiros na América. O Report/Suzano, líder do Campeonato Paulista, está de olho no atacante Ernando Gomez, 17 anos e um dos destaques da seleção da Venezuela.

América 2
O argentino Hugo Conte, 36, recebeu proposta para jogar na Ulbra, bicampeã brasileira. O jogador, que este ano voltou a defender a seleção de seu país, disse que ficou surpreso com o interesse do time gaúcho e pediu tempo para pensar.


Texto Anterior: Brasileiro faz dois e coloca Lyon em 1º
Próximo Texto: Boxe: Surpreso, Trinidad derrota De la Hoya
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.