São Paulo, Segunda-feira, 20 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe pode deixar o último lugar na quarta-feira

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Reportagem Local

Conquistada a primeira vitória no Brasileiro-99, o Botafogo-RJ inicia agora uma série de quatro jogos que pode consolidar sua recuperação em busca de se livrar do rebaixamento à Série B.
O clube carioca pode, inclusive, deixar, pela primeira vez, a última colocação na tabela do campeonato já na próxima quarta-feira, se vencer o Juventude, no Rio.
Nesses jogos, terá pela frente times que fazem campanhas ruins, se revezando nas últimas posições -adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Como é o caso do Juventude, que ontem perdeu para o São Paulo e está em penúltimo lugar, com apenas oito pontos, três a mais que o Botafogo.
Se vencer, o time do Rio ganha uma posição, pois terá uma vitória a mais que a equipe de Caxias do Sul, passando ao adversário a "lanterna" do campeonato.
Em seguida, no sábado, no Paraná, o Botafogo enfrenta o Coritiba, que também faz campanha irregular, com dez pontos.
No dia 29, novamente atuando em casa, o Botafogo joga contra o Botafogo-SP, que, com dez pontos e duas vitórias, é um forte candidato ao rebaixamento.
Equipe que mais disputou jogos no Brasileiro (13), o time de Ribeirão Preto apresenta uma média de 0,77 ponto por partida, a pior do atual campeonato.
Já em outubro, no dia 6, o Botafogo-RJ volta a Curitiba, mas dessa vez para enfrentar o Paraná, talvez o principal adversário do time carioca na luta pela permanência na primeira divisão.
No Brasileiro do ano passado, o Paraná fez uma campanha ruim, escapando do rebaixamento por um ponto. Neste ano, até agora, o time repete a fraca campanha, com apenas 12 pontos.
Pelo regulamento do Brasileiro-99, o rebaixamento será decidido levando-se em conta as médias de pontos por jogos nas duas últimas edições do torneio.
Somente no dia 10 do próximo mês o Botafogo-RJ volta a enfrentar um time que, pelo menos até agora, briga pelas primeiras posições do Brasileiro-99, o Flamengo, um tradicional rival.
Fora essa sequência de jogos, o Botafogo tem ainda três jogos em casa (Gama, Lusa e Guarani).
O desempenho dos clubes de Campinas, aliás, está se transformando no principal problema do Botafogo na luta para escapar do rebaixamento. Em 98, Ponte Preta e Guarani fizeram campanhas ruins, escapando da Série-B nas últimas rodadas, o que poderia favorecer o time carioca não fosse o novo regulamento.
No Brasileiro-99, as equipes campineiras estão entre os oito primeiro colocados, o Guarani com 19 pontos e a Ponte com 18, o que deixa ainda mais delicada a situação do clube carioca.
Para completar o cenário, fora da zona de classificação (do primeiro ao oitavo lugar) neste campeonato estão clubes que tiveram bom desempenho no Brasileiro-98, como Santos, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Sport e Lusa.


Texto Anterior: Futebol: Botafogo celebra "nascimento de filho"
Próximo Texto: Internet vira "muro das lamentações" de torcedores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.