São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO
WCT - World Championship Tour, a divisão principal. É disputada por 44 surfistas -os 28 primeiros colocados do WCT do ano anterior e os 16 classificados pelo ranking de acesso.
WQS - World Qualifying Series, a segunda divisão. É o estágio inicial do surfista que começa a competir fora de seu país e o circuito disputado pelos que são rebaixados no WCT.
Top 16 - Abreviação de "top sixteen", os dezesseis melhores de cada temporada do circuito mundial e que obtêm o direito de serem cabeças-de-chave nas disputas iniciais de todas as etapas do WCT seguinte.
"Perna brasileira" - Período do ano em que as principais disputas do surfe mundial se concentram no Brasil.
Bateria - Disputa em que competem quatro surfistas. Até as fases semifinais dos campeonatos, classificam dois atletas para o estágio seguinte. Já a bateria final define os quatro primeiros colocados.
Outside - Trecho do mar em que os surfistas ficam para escolher as ondas e onde acontecem as competições.
Interferência - Quando um competidor prejudica propositadamente a performance do adversário na onda. A punição é a perda de uma nota.
Seis estrelas - Designação para as etapas do WQS com maior premiação (US$ 100 mil) e número de pontos (2.500) em disputa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.