UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Ribeirão faz estréia em torneio do improviso

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A possibilidade de dar mais experiência aos atletas é o maior atrativo para o Ribeirão Preto no Sul-Americano de clubes, que começa hoje, na Venezuela, em duas sedes (Maracay e Maracaibo).O time brasileiro estréia contra o Tanqueros (Venezuela).
"Não temos muitas informações das outras equipes. Mas temos condições de fazer uma boa campanha", diz o técnico Lula.
Sob improviso, a competição não teve muitos critérios técnicos e só foi confirmada oficialmente na Venezuela há uma semana. O Uruguai mandaria o Trouville, terceiro na última liga local, que, sem condições de viajar, desistiu.
O representante argentino seria o Atenas, de Córdoba, que também abriu mão do torneio e foi substituído pelo Gimnasia e Esgrima, de Comodoro Rivadavia.
O último a renunciar à disputa foi o chileno Provincial Llanquihue. Sem tempo para arrumar um outro representante estrangeiro, os organizadores buscaram uma solução caseira: colocaram o Tanqueros em seu lugar. Com isso, o Sul-Americano terá oito clubes, mas três são venezuelanos.
Esse é um dos trunfos para os times venezuelanos manterem a hegemonia em uma competição para a qual seus principais rivais -Brasil, Argentina e Uruguai- não dão muita importância.
Os clubes locais foram campeões nos últimos três anos. O Trotamundos ganhou em 2000, e o Delfines ficou com o troféu em 2001 e 2002. Mas, das últimas três edições, duas foram na Venezuela -2000 em Valencia e 2001 em Isla Margarita. No ano passado, o torneio foi em Valdivia (Chile).



Texto Anterior: Técnico de resultados
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Tudo num jogo só
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.