São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro jogará pelo menos 11 eventos no 1º semestre

Guga confirma calendário cheio e inclui Wimbledon após dois anos

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten divulgou ontem seu calendário para o primeiro semestre de 2003 e confirmou participação em 11 eventos.
A novidade da lista é Wimbledon, a partir de 23 de junho. O brasileiro ficou de fora do mais tradicional torneio do mundo nas últimas duas temporadas.
O calendário de Guga pode ter mais três eventos, os torneios de Buenos Aires e Acapulco, em fevereiro, que ainda dependem de confirmação, e as quartas-de-final da Davis, em abril, no caso de o Brasil passar pela Suécia, na estréia na competição, em fevereiro.
Se disputar 14 eventos no primeiro semestre do próximo ano, Guga iguala o número de compromissos de 2000, quando terminou o ano no topo do ranking.
"O meu calendário é praticamente o mesmo das últimas temporadas, fora o deste ano, que foi atípico", disse Guga, que perdeu vários torneios por causa da recuperação da cirurgia no quadril.
Na temporada completa de 2002, Guga jogou 16 torneios.
Como o primeiro semestre concentra as principais disputas no saibro e com poucos pontos a defender no período, Kuerten tem grandes chances de se recuperar no ranking de entradas, no qual terminou 2002 na 37ª posição.
Os seis primeiros meses do ano abrigam três dos quatro Grand Slams e cinco dos nove Masters Series, as duas séries que mais pontos distribuem no ranking.
Sobre a volta a Wimbledon, Guga, 26, afirmou ter sentido falta de atuar na grama inglesa. "Estou com saudade de jogar lá. Não pude jogar dois anos e queira ou não queira é um Grand Slam e a gente sente falta de não jogar. Não sou especialista em grama, mas, de repente, posso jogar bem."
A última vez que Guga atuou na superfície mais rápida do tênis foi em julho de 2000, no confronto com a Austrália pela Davis.
Ele agora volta a Wimbledon sem nenhum torneio preparatório, mas isso não é determinante.
Finalista em Londres neste ano, o argentino David Nalbandian nunca havia disputado um torneio de primeiro nível na grama antes da estréia em Wimbledon.
O próprio Guga, quando conseguiu sua melhor campanha em Londres, as quartas-de-final em 1999, também não havia disputado nenhum torneio preparatório.
Kuerten vai iniciar a temporada no dia 6 de janeiro, no Torneio de Auckland (Nova Zelândia), em quadra dura, que serve de aquecimento para o Aberto da Austrália.
"Vamos seguir a fórmula dos últimos anos. O único torneio novo é mesmo Auckland. Como estamos tendo mais tempo na pré-temporada, podemos começar o ano mais cedo desta vez", afirmou o técnico Larri Passos, que começou a preparação de Guga no dia 2 deste mês.
Nos últimos dois anos, o brasileiro iniciou a temporada no Aberto da Austrália.
Em 2002, porém, entrou em férias mais cedo porque não conseguiu se classificar para o Masters, torneio que fecha a temporada da ATP com os melhores do ano.


Texto Anterior: Futebol: Globo diz ser impossível perder Brasileiro
Próximo Texto: Ginástica: CBG convoca e testa palavra de Daniele Hypólito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.