São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

13.mar.01
Pelé, Ricardo Teixeira, João Havelange e Fábio Koff se reúnem em Brasília em encontro patrocinado pelo ministro Carlos Melles (Esporte). No "pacto da bola", é prometido um calendário racional para o quadriênio 2002/2005.

out.01
O ministro Carlos Melles articula a saída de Ricardo Teixeira da presidência da CBF antes da Copa do Mundo de 2002. A idéia é apoiada por Pelé e por Eduardo José Farah, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol).

27.out.01
A CBF anuncia a convocação da Assembléia Geral da entidade um dia antes de Brasil x Venezuela, em São Luís (MA), no jogo decisivo pelas eliminatórias sul-americanas. A assembléia, formada pelos 27 presidentes das federações estaduais, é o único dispositivo capaz de viabilizar a queda de Teixeira. No encontro, destinado a mostrar a Carlos Melles a força do presidente da CBF, os dirigentes defendem veementemente a permanência de Teixeira.

6.dez.01
O relatório da CPI do Futebol, realizada no Senado, é aprovado por unanimidade. O documento afirma que há indícios de evasão fiscal, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e apropriação indébita nas contas da CBF.

7.dez.01
A CBF edita uma RDI (resolução de diretoria) com normas de regulamentação das ligas regionais. Segundo a norma, as ligas poderiam existir, mas com o aval da entidade.

16.jan.01
Carlos Melles admite que o dirigente não deixará o cargo por vontade própria. O ministro promete a edição de uma medida provisória, para fevereiro, que abriria a possibilidade de uma intervenção do Ministério Público em entidades esportivas. A MP até hoje não foi editada pelo governo.

20.fev.01
As federações anunciam para 27 de março uma proposta que fortaleceria os estaduais, enfraqueceria as ligas regionais e deixaria a organização do Brasileiro com a CBF.



Texto Anterior: Comissão fará três reuniões até 27 de março
Próximo Texto: Ronaldo treina pela 1ª vez com bola no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.