São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo treina pela 1ª vez com bola no Rio

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O atacante Ronaldo realizou ontem seu primeiro treino com bola desde que chegou ao Brasil. Foi na praia da Barra (RJ), no período da tarde.
""É mais um passo na recuperação", comentou Rodrigo Paiva, assessor do jogador. ""Até agora ele vinha se exercitando todos os dias, mas sem tocar na bola. Foi um treino físico e técnico que o deixou muito contente. Tudo correu bem, como o esperado."
Pela manhã, ele costuma treinar na academia do fisioterapeuta Nílton Petrone e no período da tarde se limitava a correr e fazer alguns exercícios em bosques ou nas praias do Rio. Agora, porém, vai passar as tardes ""batendo uma bolinha", como disse Paiva.
Apesar de todo o trabalho de Ronaldo estar sendo desenvolvido para que volte a jogar em 27 de março, no amistoso do Brasil contra a Iugoslávia, em Fortaleza, a Inter de Milão já avisou o atleta que faz questão de utilizá-lo em uma partida antes que ele vista a camisa da seleção.
Mesmo que isso não aconteça, porém, a Inter não terá como segurar Ronaldo. Com ou sem condições de jogo, se for convocado por Luiz Felipe Scolari, Ronaldo terá que se apresentar.
O jogador, que não atua desde 23 de dezembro, quando voltou a ter problemas musculares, está treinando sob a supervisão de José Luís Runco, médico da seleção brasileira. O preparador físico Francisco Javier, também indicado pela CBF, é outro que tem passado os dias com o atacante.
Desde que as imagens de Ronaldo no Carnaval do Rio foram exibidas na Itália, a direção da Inter resolveu pressioná-lo.
Exige um relatório diário sobre o estado físico e clínico do atleta e lembra, a todo momento, que é ela que paga o salário do brasileiro. O presidente do clube milanês chegou a declarar que entre a seleção e a Inter, Ronaldo sabe que a preferência é dos italianos.
Irritado com a pressão, o jogador chegou a criticar o tratamento a que foi submetido na Europa, responsabilizando-o por até agora não ter conseguido disputar uma sequência de jogos.
A cúpula da Inter, que não gostou dos comentários de Ronaldo sobre seu tratamento, deve mandar nos próximos dias o médico Franco Combi mais uma vez ao Brasil. Ele terá, então, uma reunião com Runco para analisar qual deve ser o melhor momento para sua volta aos campos.
Claudio Galdino, preparador físico da Inter, por sua vez, é esperado hoje cedo no Rio.
O retorno de Ronaldo para a Itália ainda não está definido, mas, segundo o clube, deve ser na primeira semana de março.


Texto Anterior: Cronologia
Próximo Texto: Futebol: Treze testa hoje autonomia de Nelsinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.