São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico resiste a pressão, mantém Belletti na reserva e busca vitória por dois gols de diferença na Copa do Brasil

Treze testa hoje autonomia de Nelsinho

Flávio Florido - 19.fev.02/Folha Imagem
Jogadores do São Paulo fazem exercício físico em treino para a partida de hoje pela Copa do Brasil, contra o Treze, no Morumbi


RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Contra a vontade dos dirigentes do São Paulo, o lateral-direito Belletti ficará na reserva diante do Treze-PB, hoje, às 20h30, no Morumbi, pela segunda vez seguida.
Nelsinho Baptista já havia sido pressionado a escalá-lo contra o Flamengo, pouco depois de anunciar a sua decisão de dar a vaga de titular a Gabriel, mas resistiu.
Se a equipe não conseguir avançar na Copa do Brasil, a diretoria deverá tentar convencer o treinador a reconduzir o jogador da seleção brasileira ao time titular.
Os são-paulinos precisam derrotar o Treze por pelo menos dois gols de diferença para se classificarem para a segunda fase do torneio, sem dependerem de uma disputa de pênaltis.
O time paraibano segue na competição se pelo menos empatar ou até com uma derrota por um gol de diferença, desde que marque no mínimo uma vez. Os pênaltis acontecem se o clube paulista vencer por 1 a 0, placar obtido pelo Treze no primeiro confronto entre os dois.
A interlocutores, o presidente são-paulino, Paulo Amaral, admitiu estar descontente com a situação de Belletti, visto como um dos jogadores que podem dar lucro ainda em 2002, principalmente se disputar a Copa do Mundo.
A condição de reserva ameaça a presença dele na equipe de Luiz Felipe Scolari. Amaral já tentou negociá-lo, sem sucesso, após acertar a transferência de França para o Bayer Leverkusen.
A Folha apurou que, no último sábado, véspera da vitória por 4 a 2 sobre o Flamengo, a diretoria foi pressionada pelo procurador do jogador, Luiz Taveira, que tentou evitar a ida do atleta para reserva.
Após receber telefonema do empresário, que foi avisado pelo atleta, a diretoria chegou a conversar com Nelsinho para saber o que estava acontecendo. O treinador disse que o jogador está mal tecnicamente e manteve a sua decisão de escalar Gabriel.
O diretor de futebol José Dias afirmou que ele não foi procurado por Taveira. "Só se ele telefonou para outra pessoa. Eu não converso com empresários sobre esse tipo de assunto", disse o dirigente.
Taveira é um dos procuradores de jogadores que costumam ir ao CT do clube, apesar de a diretoria dizer que as visitas são proibidas. Ontem, a Folha telefonou para o celular do procurador, entre 14h30 e 18h45, mas as ligações não foram atendidas.
A vitória sobre o Flamengo impediu que a diretoria tentasse fazer com que Nelsinho mudasse de idéia em relação ao lateral.
No ano passado, o treinador passou por uma situação semelhante, após afastar Carlos Miguel, Rogério Pinheiro e Gustavo Nery da equipe.
A diretoria não gostou da atitude porque teve de pagar os salários dos três, apesar de eles nem treinarem com os companheiros.
Desde o início, os dirigentes afirmaram que eles retornariam ao time, hipótese que o treinador descartava. Mas Nelsinho acabou cedendo e reintegrou Rogério Pinheiro, hoje na Lusa, e Nery. Só Carlos Miguel não voltou.
O técnico disse que os casos de Belletti e Reinaldo, que também perdeu a vaga no time, são diferentes dos três jogadores afastados em 2001, acusados de não se empenharem. Segundo o treinador, Belletti e Reinaldo "têm se esforçado" nos treinos e jogos.
"No momento em que o Belletti estiver melhor que o Gabriel, ele vai voltar a jogar", disse o técnico.
O escolhido por Nelsinho para atuar na lateral direita tem evitado entrar em polêmica com Belletti. "Não me considero titular. É difícil disputar a vaga com um jogador da seleção", disse Gabriel.
Hoje, Nelsinho não terá o volante Maldonado, expulso na primeira partida. O meia Adriano entra no meio, e Fábio Simplício fará a função de volante. Kaká jogará ainda mais avançado para se aproximar de França.
No Treze, o técnico Suélio, ex-atleta do São Paulo, deverá manter o time do jogo anterior.


NA TV - Sportv e ESPN Brasil, ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Ronaldo treina pela 1ª vez com bola no Rio
Próximo Texto: Kaká antecipa renovação de contrato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.