São Paulo, terça, 21 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro subiu uma colocação na classificação da ATP com a queda do holandês Richard Krajicek, agora 13º
Por inércia, Kuerten é o nono do ranking

da Reportagem Local

Apesar de ter sido derrotado na partida de estréia do Torneio de Barcelona, na semana passada, o brasileiro Gustavo Kuerten, 21, subiu uma colocação no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Ele aparece como o nono da lista, divulgada ontem.
"Continuo com os mesmos pontos de antes, 2.262. É que o Krajicek (Richard) estava na minha frente e caiu", afirmou Kuerten, entre risos, pois não esperava melhorar uma posição entre os dez primeiros sem ter obtido um bom resultado no torneio catalão.
Até a semana passada, o holandês Richard Krajicek, 26, estava à frente de Kuerten, na nona colocação, com 2.308 pontos.
Ele defendia o título do Torneio de Tóquio, no Japão, e, por não ter participado da disputa, perdeu 275 pontos, caindo assim para o 13ª lugar no ranking da ATP.

Chances
Se fizer uma boa campanha no Torneio de Monte Carlo, em que estréia hoje, contra o espanhol Francisco Clavet (leia texto ao lado), Kuerten poderá subir mais uma colocação -dessa vez, em parte por mérito próprio.
Sua evolução na classificação dependerá também da performance do espanhol Alex Corretja, 23, o oitavo no ranking da ATP, com 2.523 pontos, e que vai defender 318 pontos nesta semana.
Isso porque ele disputou a final de Monte Carlo em 97, quando perdeu o título para o chileno Marcelo Ríos, atual número 1.
O adversário de Corretja na estréia é o vencedor da partida entre Andrei Medvedev, da Ucrânia, e Goran Ivanisevic, da Croácia.
Ausente da disputa, por lesão no cotovelo, Ríos deve perder a posição para Pete Sampras (EUA) ou Petr Korda (República Tcheca).
Kuerten, por sua vez, não tem pontos a defender, pois, em 97, foi eliminado na primeira rodada.
O campeão de Monte Carlo, o primeiro dos três torneios em quadra de saibro da milionária série Super 9, receberá 370 pontos para o ranking, fora os pontos de bônus, além de US$ 361 mil.
Se vencer sua partida de estréia, Kuerten acumulará 40 pontos novos e terá garantidos US$ 28 mil.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.