São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Aparelho foi apontado como um dos responsáveis pelo fracasso da seleção brasileira na Olimpíada de Atlanta
CBF reabilita celular para a Copa

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
MÁRIO MAGALHÃES
enviados especiais a Ozoir-la-Ferrière

Apontado como um dos vilões da derrota brasileira no torneio de futebol da Olimpíada de Atlanta-96 e banido pela CBF, o telefone celular será reabilitado na Copa do Mundo. A France Telecom, empresa telefônica francesa, recebeu pedido de celulares para atletas e integrantes da comissão técnica brasileira. Alguns jogadores, residentes na Europa, devem ficar com os seus próprios aparelhos, dispensando os alugados.
A Olimpíada-96 foi disputada por vários atletas convocados para a Copa: Ronaldinho, Roberto Carlos, Aldair, Bebeto, Dida e Rivaldo. Derrotado por 4 a 3 pela Nigéria nas semifinais, o Brasil obteve somente a medalha de bronze.
Depois da competição, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que o uso de celulares havia contribuído para a falta de concentração da equipe olímpica.
Os jogadores passavam boa parte do tempo nos hotéis dos EUA conversando com pessoas no Brasil e na Europa, principalmente parentes e empresários.
Por isso, seria proibido no Mundial da França. Agora, o celular está liberado, com algumas restrições quase óbvias: a caminho dos estádios, nas refeições, nos treinos etc. Entre os integrantes da comissão técnica da seleção que já chegaram à França, ninguém soube explicar o motivo da mudança.
Hoje chegam à concentração de Lésigny, na periferia de Paris, quatro jogadores: Ronaldinho, Roberto Carlos, Cafu e Aldair. Os outros embarcam à tarde no Rio e desembarcam amanhã.
Quando a delegação chegar, já estará pronta a sala destinada exclusivamente a jogos de cartas. Carteado a dinheiro foi vetado pelo coordenador técnico Zico.
Uma cozinheira portuguesa foi contratada ontem como auxiliar do cozinheiro Celso Fidélis. Há semanas, já estava decidido que seria português o ajudante do brasileiro, funcionário da CBF.
O time fará o seu primeiro treinamento amanhã mesmo, à tarde, no estádio dos Três Pinheiros, em Ozoir-la-Ferrière, cidade vizinha a Lésigny. Na chegada, ao contrário de 94, não haverá entrevista no aeroporto, por veto da polícia, nem no hotel, decisão da CBF. Os jogadores falarão só depois do treino.
Ontem, o administrador da seleção, Carlos Alberto da Luz, aprovou a gramado, em melhores condições até do que os da concentração da CBF na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Brincando, Da Luz afirmou: "Como diria o Saldanha, ainda não provei a grama". Em 1969, o então técnico da seleção, João Saldanha, respondeu assim, em Porto Alegre (RS), uma pergunta sobre sua opinião sobre a grama.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.