São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIFA

Juízes de menos países irão apitar os jogos na Alemanha

Arbitragem para a Copa de 2006 será revista, diz Joseph Blatter

DA REDAÇÃO

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou ontem, em entrevista ao diário italiano "Gazzetta dello Sport", que haverá mudanças no sistema de seleção dos árbitros que irão dirigir as partidas na Copa de 2006, na Alemanha.
Blatter disse que houve falhas dos juízes e que alguns bandeirinhas teriam sido "um desastre" ao cometerem erros absurdos.
Entre as propostas está a de compor o trio de arbitragem com pessoas da mesma nacionalidade, para evitar problemas de comunicação. Outra idéia seria colocar ex-atletas para apitar. Segundo Blatter, eles estariam mais bem preparados para tomar decisões.
Apesar de tudo, a Fifa não irá usar VT para tirar a dúvida em lances polêmicos. "Não é um tema de debate na entidade", disse Keith Cooper, porta-voz da Fifa.
Mesmo contrariado com a atuação dos árbitros, o presidente da Fifa defendeu a arbitragem do equatoriano Byron Moreno em Itália x Coréia, pelas oitavas.
"É fácil acusar o juiz. A Itália teve a vitória nas mãos, mas errou na defesa e no ataque", disse.
No jogo que eliminou sua seleção da Copa, os italianos reclamaram da expulsão de Totti, por simular falta, e de um gol anulado por causa de impedimento.
Apesar da defesa de Blatter, Moreno não apitará mais no Mundial. Ele viajou ontem de volta ao Equador. No aeroporto, encontrou a delegação italiana. Alguns jogadores xingaram o juiz, que preferiu ignorá-los.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Painel na Copa
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.