São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Clube do Morumbi acerta transferência de lateral à Espanha por US$ 3 milhões e tenta a permanência de Gabriel

São Paulo negocia Belletti com Villarreal

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O lateral-direito Belletti, 26, acertou transferência para o Villarreal, da Espanha, segundo afirmou ontem o presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa. O negócio foi fechado na sexta-feira e envolveu US$ 3 milhões.
O presidente do clube espanhol, Fernando Roig, confirmou o acerto. ""Essa foi uma operação que demoramos muito a concluir, estou muito feliz em anunciá-la."
Desde o início do ano, a diretoria do São Paulo tentava negociar Belletti com um clube europeu. Também, em março passado, surgiu a oportunidade de o jogador se transferir, por empréstimo, para o Internacional-RS.
Mas, mesmo amargando a reserva, o atleta preferiu permanecer na equipe do Morumbi.
Para compensar a ausência de Belletti, a diretoria são-paulina negocia a manutenção de Gabriel, que chegou a colocar o lateral da seleção brasileira na reserva em diversas oportunidades.
""Fizemos uma proposta ao Gabriel na semana passada, mas ele ainda não nos deu resposta. Estamos esperando. Por enquanto, ele segue treinando normalmente em nosso CT", explicou Gouvêa, sobre o jogador cujo contrato expirou no final do mês passado.
Mas segundo o diretor de futebol do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o São Paulo já trabalha com a possibilidade de contratar um novo lateral-direito.
""A renovação com o Gabriel é nossa prioridade, mas estudamos acertar com um outro atleta."
Segundo Roig, Belletti deve se apresentar ao Villarreal dez dias após o Brasil concluir sua participação na Copa do Mundo, onde, além de Belletti, também se encontram na seleção brasileira outros dois jogadores são-paulinos, o meia Kaká e o goleiro Rogério.
Belletti, reserva de Cafu, não atuou pela Brasil em nenhuma das primeiras quatro partidas disputadas nesta Copa do Mundo. Além de servir a seleção brasileira, o lateral também atuou anteriormente no Cruzeiro e Atlético-MG.
O clube espanhol, que assinou com o jogador por cinco temporadas, tem como uma das prioridades em relação ao brasileiro, obter a dupla cidadania para ele.
""Seus pais são italianos, queremos nos próximos meses acertar esse detalhe", justificou Roig.
Belletti, cujo último jogo com a camisa do São Paulo foi a segunda partida da final do Torneio Rio-São Paulo, é o segundo reforço do Villarreal para a próxima temporada -o primeiro a ser contratado foi o goleiro Pepe Reina, do também espanhol Barcelona.
O brasileiro chegou ao São Paulo pela primeira vez em agosto de 1996, em uma negociação que gerou polêmica. Em troca de cinco são-paulinos -Palhinha, Vítor, Donizete, Gilmar e Aílton-, o Cruzeiro cedeu Belletti e Serginho. Em 1999, Belletti, que começou a carreira como volante, foi emprestado ao Atlético-MG.
No ano seguinte, voltou ao São Paulo e passou a jogar na lateral.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Will Self: O valor agregado do futebol inglês
Próximo Texto: Time prorroga seu contrato com Penalty
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.