São Paulo, terça, 21 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descenso tem nova fórmula

da Reportagem Local

Os 24 participantes do Brasileiro-98 terão um motivo a mais para lutar por uma boa colocação na competição.
A partir do ano 2000, o rebaixamento será realizado com base no histórico dos últimos três anos das equipes, considerando a classificação final no torneio.
Ou seja, o desempenho no Brasileiro que começa no sábado já influirá para a edição do ano 2000.
"É uma salvaguarda técnica para os clubes que apresentam uma regularidade ao longo dos anos", define o diretor técnico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Gilberto Coelho.
O rebaixamento a partir do histórico das equipes foi uma das determinações de uma reunião do Conselho Técnico da CBF realizada no ano passado.
O encontro também definiu uma redução gradativa do número de clubes participantes até o ano 2000, quando somente 20 equipes deverão disputar a Série A, que corresponde à primeira divisão.
Para isso, este ano, quatro equipes deverão ser rebaixadas, com duas ascendendo da Série B.

Virada de mesa
Isso é o que está no papel. No ano passado, o regulamento original do Campeonato Brasileiro foi ignorado pela própria CBF, e uma "virada de mesa" na entidade, em junho, às vésperas do início da competição, fez com que Bragantino e Fluminense -rebaixados no ano anterior- disputassem normalmente a Série A.
Com isso, o torneio de 97 foi disputado por 26 equipes. A manobra não salvou o Fluminense, que voltou a ser rebaixado no último campeonato, ao lado de Bahia, União São João e Criciúma. (FV e RD)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.