São Paulo, Sábado, 21 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO
Pan-Pacífico tem astros mundiais
Austrália faz prévia da Olimpíada-2000

da Reportagem Local

O Pan-Pacífico começa hoje na Austrália como uma espécie de prévia para as disputas de natação da Olimpíada de Sydney-2000.
O campeonato, que reúne os países banhados pelo oceano Pacífico, vai ser disputado no mesmo local dos Jogos do ano que vem, o Centro Aquático Internacional de Sydney.
O torneio vai seguir o programa de provas que estréia nos Jogos de 2000, com a disputa de semifinais para as provas até 200 metros e oito dias de duração.
Além disso, a maior parte da elite mundial da natação vai estar presente na competição.
Dos 32 campeões no Mundial-98, em Perth (Austrália), 25 pertenciam aos países que nadam o Pan-Pacífico.
""A competição é especialmente importante para nós, pois dará a nossos atletas a oportunidade única de competir na piscina olímpica", afirmou Dennis Pursley, diretor da seleção dos EUA.
""Além disso, também será um treino para o novo programa olímpico. Conseguir boa adaptação à novidade pode garantir a diferença entre sucesso ou fracasso no ano que vem."
Os norte-americanos, que preteriram o Pan-Americano para disputar o Pan-Pacífico com o time principal, serão os grandes adversários da equipe da casa.
Os destaques dos EUA, que dominaram a última edição, em Fukuoka-97, com 49 medalhas, são Lenny Krayzelburg, especialista no nado costas, e os velocistas Jenny Thompson e Gary Hall.
A Austrália tem atletas consagrados em Olimpíadas, como Kieren Pierkins e Susan O'Neal, e teens que estão dominando provas de resistência, como Ian Thorpe, 16, e Grant Hackett, 19.
Mas as estrelas não se restringem aos EUA e à Austrália. O Canadá aposta em Joanne Malar nos 400 m medley, campeã pan-americana com 11 segundos de vantagem sobre a segunda colocada. A África do Sul conta com Penelope Heyns, campeã olímpica nos 100 m e 200 m peitos.


Texto Anterior: Categoria deve ganhar outro alemão
Próximo Texto: China "ignora" a competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.