São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Primeira pessoa

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Já faz cinco minutos que ninguém chuta uma bola. Melhor assim. Ou vai ver é pior: se ninguém chuta, eu não defendo e não apareço.
Tomara que chutem, mas chutem fraco, porque aí eu faço uma ponte, e a torcida vai achar que eu sou bom.
Mas tem uns chutes fracos que vão bem no canto e aí parece um frango. O melhor mesmo é que não chutem. Ainda mais se o chute vier daquele número 16. Ele chuta bem pra caramba.
Eu também chuto forte. Por que não fui ser atacante? Acho que foi porque meu pai me deu umas luvas quando eu era pequeno. Lá vem o 16, lá vem o 16!
"Trava, trava!"
Boa, o central travou. Esse cara ainda ainda vai para a seleção. Ou pelo menos para um clube de cidade grande.
Eu também vou, eu sei que um dia eu vou. Não, não vou, eu sei que não vou.
É melhor estudar para aquele concurso do Banco do Brasil. Lá deve ter um time de futebol. Aposto que eu ia ser o titular.
A não ser que o Aristides também passasse no concurso. Mas ele é uma besta, nunca que ia passar. Coitado, não posso falar assim. O cara tá com o dedo quebrado. Mas também, quem mandou se atirar no pé do Tonelada? Ainda mais num treino.
Xi, lá vem o 7. Mas esse chuta muito mal. Ele vai chutar ou cruzar? Chutar ou cruzar? Se ele cruzar eu saio ou fico? Saio ou fico?
Cruzou! Meu, que soco que eu dei! A bola foi parar quase no meio de campo! Eu sou bom à beça. Acho que até escutei umas palmas na torcida. Ou vai ver foi impressão. Quem é que aplaude goleiro? Só quando defende pênalti. Bem que podiam apitar um pênalti contra a gente. Se eu não defender, não faz mal, e, se eu pegar, posso até ganhar a posição do Aristides.
Xi, lá vem o 16.
"Trava, trava!"
Ufa, dessa vez foi por cima... Só levantei o braço para acompanhar a bola, mas levantei com a maior classe, parecia profissional. Pena que a minha camisa tá furada no sovaco. Preciso comprar uma nova. Uma vermelha! Aposto que eu ia jogar bem melhor com uma vermelha.
Agora tenho que caprichar no tiro de meta. Adoro cobrar tiro de meta. Posso dar a maior bomba! E quando a bola cai num atacante parece que foi de propósito. Um, dois, três... Droga, foi pela lateral. Deve ter sido o vento. Ou essa chuteira.
Também preciso de uma chuteira nova. E vermelha, para combinar com a camisa. Hoje em dia tem uns goleiros que colocam uns desenhos na camisa. Aí já acho demais. Mas vermelha é bacana. Com uma listra amarela. Ou sem listra? Com listra ou sem listra?
Lá vem o 7 de novo. Vai chutar ou vai cruzar? Chutar ou cruzar?
Chutou! E eu peguei! Encaixei! Eu sou bom à beça! Que Banco do Brasil, que nada! Eu vou ser é goleiro. E agora vou mandar outro balão. Um, dois, e... Essa foi mais alta ainda. Quase chegou no outro goleiro. Quem será que é o outro goleiro? Parece meio velho. Aposto que tem mais de 30 anos. E ainda joga nesse timinho? Não deve ganhar nem R$ 700 por mês. Será que quando eu tiver 30...
Xi, lá vem o 16.
"Trava, trava!"
Não travou! Esse central é uma besta. Agora é só eu e o 16! Eu e o 16! Pode chutar que eu sou bom à beça! Eu vou para a seleção!
Não... Por baixo das pernas não...

Gols
Somando-se os gols sofridos e tomados, Corinthians e Ponte chegam a 45. A média de gols nos jogos dos times fica por volta de quatro. Por enquanto, são certeza de rede estufada. A favor ou contra.

God bless Américas
Os América levam a sério o seu nome, tanto que em seus elencos tem atletas com nomes na língua de William Shakespeare, ou, no caso, Sidney Sheldon . O mineiro tem Michael e Wellington, o carioca, Everton e no Americano joga Erlon Joe. O campeão é o América-RN, que possui os players Jéferson, Robson Matis e Jack Jones, que tem até nome de cowboy.

Feira
Quem pensou que Edu Manga era um abacaxi merece uma banana, pois ele é a cereja do Sport. Aos 35 anos ele está maduro, e boas jogadas ainda frutificam de seus pés.

E-mail: torero@uol.com.br


Texto Anterior: Indy: Chuva altera treinos para definição do grid
Próximo Texto: Tênis: Holanda tenta chegar à 1ª final da Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.